À busca de um ensino renovado de gramática: convivendo com embate de identidades do professor de Língua Portuguesa no ensino de gramática
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241579Palavras-chave:
ensino renovado de gramática, análise linguística, objetos de ensino de gramática, modelo didático de gramática, projeto didático de gêneroResumo
A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) trouxe novamente à tona questões do que denomina de eixo da análise linguística/semiótica. É nesse contexto que este artigo busca refletir sobre questões teóricas e didáticas a ele relacionadas, na tentativa de também trazer à discussão a retomada do termo gramática, entendido aqui como plural. As considerações, a seguir apresentadas, fazem parte de projeto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa, no qual foram desenvolvidas duas proposições de transposição didática de objetos de ensino de gramática na procura de um ensino renovado de gramática: uma voltada para a interação entre texto e gramática, outra destinada ao estudo de tópicos linguístico-gramaticais transversais à escrita de qualquer texto. O desenvolvimento do trabalho junto aos professores permitiu verificar o embate de identidades por que eles passam, ao serem defrontados com uma proposta de ensino renovado. Nesse cenário, analisa-se o trabalho de uma docente ao propor atividades sobre elementos linguísticos significativos para a produção de textos de um determinado gênero.
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