À busca de um ensino renovado de gramática: convivendo com embate de identidades do professor de Língua Portuguesa no ensino de gramática

Autores

  • Ana Maria de Mattos Guimarães Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Fernanda Machado Bartikoski Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241579

Palavras-chave:

ensino renovado de gramática, análise linguística, objetos de ensino de gramática, modelo didático de gramática, projeto didático de gênero

Resumo

A homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017) trouxe novamente à tona questões do que denomina de eixo da análise linguística/semiótica. É nesse contexto que este artigo busca refletir sobre questões teóricas e didáticas a ele relacionadas, na tentativa de também trazer à discussão a retomada do termo gramática, entendido aqui como plural. As considerações, a seguir apresentadas, fazem parte de projeto de formação continuada de professores de Língua Portuguesa, no qual foram desenvolvidas duas proposições de transposição didática de objetos de ensino de gramática na procura de um ensino renovado de gramática: uma voltada para a interação entre texto e gramática, outra destinada ao estudo de tópicos linguístico-gramaticais transversais à escrita de qualquer texto. O desenvolvimento do trabalho junto aos professores permitiu verificar o embate de identidades por que eles passam, ao serem defrontados com uma proposta de ensino renovado. Nesse cenário, analisa-se o trabalho de uma docente ao propor atividades sobre elementos linguísticos significativos para a produção de textos de um determinado gênero.

Biografia do Autor

Ana Maria de Mattos Guimarães, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora Titular do Programa de Pós Graduação em Linguística Aplicada - UNISINOS

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq

Fernanda Machado Bartikoski, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Línguística Aplicada- UNISINOS

Bolsista CAPES

Referências

ANTUNES, I. Gramática contextualizada: limpando o “o pó das ideias simples”. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

ANTUNES, I. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

ANTUNES, I. Aula de português: encontro & interação. 6. ed. São Paulo: ParábolaEditorial, 2003.

BARTIKOSKI, F. V. M.; MATIAS, J. “Sempre a minha maior insegurança”:aanálise linguística como desafio do professor de Língua Portuguesa. No prelo.

BULEA BRONCKART, E. Didactique de la grammaire: une introduction illustrée. Genebra: Université de Genève, 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC. Brasília, DF, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf> Acesso em 28 dez. 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos. Língua Portuguesa. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CAMPS, A. Secuencias didácticas para aprender gramática (SDG). In: CAMPS, A.; ZAYAS, F. (Coord.) Secuencias didácticas para aprender gramática. Barcelona: Editorial Graó, 2006. p. 31-37. E-book

FARACO, C. A. Norma culta brasileira: desatando alguns nós. São Paulo: ParábolaEditorial, 2008.

FARACO, C. A. Ensinar x Não ensinar gramática: ainda cabe essa questão? Calidoscópio, v. 4, n. 1, São Leopoldo-RS: Unisinos, jan/abr, 2006, p. 15-26.

FRANCHI, Carlos. Criatividade e Gramática. In: São Paulo. Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas –CENP, 1988.

GERALDI, J. W. Unidades básica do ensino de português. In: GERALDI, J. W. (Org.) O texto na sala de aula. 4 ed. São Paulo: Ática, 2006. E-book. p. 59-79.

GUIMARÃES, A. M. M.; CARNIN, A. Gêneros de texto, escrita e uma proposta deformação continuada para o desenvolvimento profissional docente. In: Nascimento,E.V.; Cristovão, V.L.L.; Lousada, E. (Org.). Gêneros de texto/discurso:novas práticase desafios. Campinas: Pontes, 2019, v. 1, p. 85-112

GUIMARÃES,A. M. M.O professor de Língua Portuguesa em processode formação continuada: conjugando reflexão e ação. Calidoscópio, São Leopoldo, vol. 14, n. 1, p. 35-45, jan./abr., 2016.

GUIMARÃES, A. M. M. Gêneros textuais e ensino de língua materna: entre o caminhoe a pedra. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v.10, n. 2, p.421-438, 2010.

GUIMARÃES, A. M. M. Construindo propostas de didatização de gênero: desafios epossibilidades. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 6, p. 4-12, 2006.

HOLMES, J.; MEYERHOFF, M. The community of practice: theories and methodologies in language and gender research. Language in Society28/2. p. 173-185, 1999.

MENDONÇA, M. R. S. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: BUNZEN, M.; MENDONÇA, C. (Orgs.). Português no ensino médio e formação do professor. São Paulo: Parábola, 2006. p. 199-226

NEVES, M. H. M. Gramática na escola. 2 ed. São Paulo: Contexto, 1991.

POSSENTI, S. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas,SP: Mercado de Letras, 1996.

Downloads

Publicado

2019-11-21