O contributo dos módulos da sequência didática na renovação do ensino da língua

Autores

  • Luciana Graça Leitora do Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., na Universidade de Toronto

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241979

Palavras-chave:

módulos, sequência-didática, língua

Resumo

Este texto visa descrever, globalmente, a importância do caráter modular das sequências didáticas (Dolz, Noverraz & Schneuwly, 2001, 2004) na promoção de um ensino da língua renovado, e em que a análise linguística assuma um papel de destaque, para uma aprendizagem mais sustentada da língua, nas suas modalidades oral e escrita. Para tal, proceder-se-á a uma breve apresentação de alguns dos princípios em que se apoiam a gramática tradicional e a análise linguística, antes de se passar quer a uma descrição do procedimento de uma sequência didática quer de uma análise mais detalhada a nível da própria forma como são construídos, e in loco apresentados, os respetivos módulos.

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Publicado

2019-11-21