gramática, estilo e ensino: uma perspectiva discursiva
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241879Palavras-chave:
gramática, estilo, ensinoResumo
O objetivo deste artigo é discutir a questão da gramática em relação ao estilo como sugestão ao ensino de língua. A teoria dialógica da linguagem de Bakhtin e o Círculo no que concerne aos conceitos de língua, linguagem, gênero discursivo e estilo fundamenta a pesquisa e as análises. Para cumprir tal proposta foram selecionados alguns minicontos de Dalton Trevisan do livro 234 (1997) como objeto de análise. Como conclusão sugere-se a inclusão do estilo numa perspectiva discursiva, como recurso produtivo ao ensino de língua.
Referências
BAKHTIN. M.M. Os gêneros do discurso, (Trad. do russo, organização, notas e posfácio de Paulo Bezerra, notas da ed. russa Serguei Botcharov). São Paulo: Editora 34, 2016.
BAKHTIN. M.M. Teoria do romance I: a estilística.(Tradução da edição russa organizada por S. Botcharov e V. Kójinov; prefácio, notas e glossário Paulo Bezerra). São Paulo: Editora 34, 2015.
BAKHTIN. M.M. Questões de estilística no ensino da língua(Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo) 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2013.
BUNZEN, C. MENDONÇA, M.(Orgs)Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
KLEIMAN et al. Projetos de letramento no ensino médio. In BUNZEN, C. MENDONÇA, M.(Orgs) Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p.69-83.
PUZZO, M. O discurso do outro na reportagem de Eliane Brum. In Caminhos em linguística aplicada, V.21, nº 2, 2019, p.178-198.
PUZZO, M. Sintaxe, pontuação e estilo no conto As margens da alegriade G. Rosa. In KOZMA, E. V. B.; PUZZO, M.B.; UYENO, E.Y. (Orgs) Os sinais de pontuação e seus efeitos de sentido: uma abordagem discursiva. V. 39, Campinas, SP:Pontes Editores,2014, p.193-218.
PUZZO, M. Journalistic narrative: a story of real life. In CABECINHA, R.; ABADIA, L. (Orgs)Theoretical and Methodological Approaches.Minho/ Portugal: Universidade do Minho, 2013, p.134-144.
PUZZO, M. A pontuação no texto literário e a constituição de sentido. In UYENO, E. Y.; PUZZO, M. B.; RENDA, V. L. S.(Orgs) Linguística Aplicada, Linguística e Literatura: Intersecções Profícuas. Campinas, SP: Pontes Editores,2012, p.71-93.
TREVISAN, D. 234: ministórias. Rio de janeiro/São Paulo: Editora Record, 1997.
ROJO, R. (Org.) Escola conectad@: os multiletramentos e as TICs.1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.
ROJO, R. (Org.) MOURA, E.(Orgs) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
ROJO, R. (Org.) BARBOSA, J. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. (Tradução, notas e glossário, Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo); (Ensaio introdutório, Sheila Grillo) São Paulo: Editora 34, 2017.
VOLÓCHINOV, V. N. A palavra na vida e a palavra na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. In A construção da enunciação e outros ensaios.(Trad. João Wanderley Geraldi)São Carlos: Pedro & João, 2013a, p. 71-100
VOLÓCHINOV, V. N. A construção da enunciação. In A construção da enunciação e outros ensaios.(Trad. João Wanderley Geraldi)São Carlos: Pedro & João, 2013b, p. 157-188.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.