gramática, estilo e ensino: uma perspectiva discursiva

Autores

  • Miriam Bauab Puzzo Universidade de Taubaté (UNITAU)

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241879

Palavras-chave:

gramática, estilo, ensino

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir a questão da gramática  em relação ao estilo como sugestão ao ensino  de língua. A teoria dialógica da linguagem de Bakhtin e o Círculo  no que concerne aos conceitos de língua, linguagem, gênero discursivo e estilo  fundamenta  a pesquisa e as análises. Para cumprir tal proposta foram selecionados alguns minicontos de Dalton Trevisan do livro 234 (1997) como objeto de análise. Como conclusão sugere-se  a inclusão do estilo numa perspectiva discursiva,  como recurso produtivo ao ensino de língua.

Biografia do Autor

Miriam Bauab Puzzo, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Departamento de Comunicação Social

Referências

BAKHTIN. M.M. Os gêneros do discurso, (Trad. do russo, organização, notas e posfácio de Paulo Bezerra, notas da ed. russa Serguei Botcharov). São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN. M.M. Teoria do romance I: a estilística.(Tradução da edição russa organizada por S. Botcharov e V. Kójinov; prefácio, notas e glossário Paulo Bezerra). São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN. M.M. Questões de estilística no ensino da língua(Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo) 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

BUNZEN, C. MENDONÇA, M.(Orgs)Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

KLEIMAN et al. Projetos de letramento no ensino médio. In BUNZEN, C. MENDONÇA, M.(Orgs) Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p.69-83.

PUZZO, M. O discurso do outro na reportagem de Eliane Brum. In Caminhos em linguística aplicada, V.21, nº 2, 2019, p.178-198.

PUZZO, M. Sintaxe, pontuação e estilo no conto As margens da alegriade G. Rosa. In KOZMA, E. V. B.; PUZZO, M.B.; UYENO, E.Y. (Orgs) Os sinais de pontuação e seus efeitos de sentido: uma abordagem discursiva. V. 39, Campinas, SP:Pontes Editores,2014, p.193-218.

PUZZO, M. Journalistic narrative: a story of real life. In CABECINHA, R.; ABADIA, L. (Orgs)Theoretical and Methodological Approaches.Minho/ Portugal: Universidade do Minho, 2013, p.134-144.

PUZZO, M. A pontuação no texto literário e a constituição de sentido. In UYENO, E. Y.; PUZZO, M. B.; RENDA, V. L. S.(Orgs) Linguística Aplicada, Linguística e Literatura: Intersecções Profícuas. Campinas, SP: Pontes Editores,2012, p.71-93.

TREVISAN, D. 234: ministórias. Rio de janeiro/São Paulo: Editora Record, 1997.

ROJO, R. (Org.) Escola conectad@: os multiletramentos e as TICs.1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

ROJO, R. (Org.) MOURA, E.(Orgs) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, R. (Org.) BARBOSA, J. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. (Tradução, notas e glossário, Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo); (Ensaio introdutório, Sheila Grillo) São Paulo: Editora 34, 2017.

VOLÓCHINOV, V. N. A palavra na vida e a palavra na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. In A construção da enunciação e outros ensaios.(Trad. João Wanderley Geraldi)São Carlos: Pedro & João, 2013a, p. 71-100

VOLÓCHINOV, V. N. A construção da enunciação. In A construção da enunciação e outros ensaios.(Trad. João Wanderley Geraldi)São Carlos: Pedro & João, 2013b, p. 157-188.

Downloads

Publicado

2019-11-21