gramática, estilo e ensino: uma perspectiva discursiva

Autores/as

  • Miriam Bauab Puzzo Universidade de Taubaté (UNITAU)

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241879

Palabras clave:

gramática, estilo, ensino

Resumen

O objetivo deste artigo é discutir a questão da gramática  em relação ao estilo como sugestão ao ensino  de língua. A teoria dialógica da linguagem de Bakhtin e o Círculo  no que concerne aos conceitos de língua, linguagem, gênero discursivo e estilo  fundamenta  a pesquisa e as análises. Para cumprir tal proposta foram selecionados alguns minicontos de Dalton Trevisan do livro 234 (1997) como objeto de análise. Como conclusão sugere-se  a inclusão do estilo numa perspectiva discursiva,  como recurso produtivo ao ensino de língua.

Biografía del autor/a

Miriam Bauab Puzzo, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Departamento de Comunicação Social

Citas

BAKHTIN. M.M. Os gêneros do discurso, (Trad. do russo, organização, notas e posfácio de Paulo Bezerra, notas da ed. russa Serguei Botcharov). São Paulo: Editora 34, 2016.

BAKHTIN. M.M. Teoria do romance I: a estilística.(Tradução da edição russa organizada por S. Botcharov e V. Kójinov; prefácio, notas e glossário Paulo Bezerra). São Paulo: Editora 34, 2015.

BAKHTIN. M.M. Questões de estilística no ensino da língua(Trad. Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo) 1ª ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

BUNZEN, C. MENDONÇA, M.(Orgs)Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

KLEIMAN et al. Projetos de letramento no ensino médio. In BUNZEN, C. MENDONÇA, M.(Orgs) Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013, p.69-83.

PUZZO, M. O discurso do outro na reportagem de Eliane Brum. In Caminhos em linguística aplicada, V.21, nº 2, 2019, p.178-198.

PUZZO, M. Sintaxe, pontuação e estilo no conto As margens da alegriade G. Rosa. In KOZMA, E. V. B.; PUZZO, M.B.; UYENO, E.Y. (Orgs) Os sinais de pontuação e seus efeitos de sentido: uma abordagem discursiva. V. 39, Campinas, SP:Pontes Editores,2014, p.193-218.

PUZZO, M. Journalistic narrative: a story of real life. In CABECINHA, R.; ABADIA, L. (Orgs)Theoretical and Methodological Approaches.Minho/ Portugal: Universidade do Minho, 2013, p.134-144.

PUZZO, M. A pontuação no texto literário e a constituição de sentido. In UYENO, E. Y.; PUZZO, M. B.; RENDA, V. L. S.(Orgs) Linguística Aplicada, Linguística e Literatura: Intersecções Profícuas. Campinas, SP: Pontes Editores,2012, p.71-93.

TREVISAN, D. 234: ministórias. Rio de janeiro/São Paulo: Editora Record, 1997.

ROJO, R. (Org.) Escola conectad@: os multiletramentos e as TICs.1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

ROJO, R. (Org.) MOURA, E.(Orgs) Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, R. (Org.) BARBOSA, J. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. 1ª ed. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

VOLÓCHINOV, V. N. Marxismo e filosofia da linguagem. (Tradução, notas e glossário, Sheila Grillo e Ekaterina V. Américo); (Ensaio introdutório, Sheila Grillo) São Paulo: Editora 34, 2017.

VOLÓCHINOV, V. N. A palavra na vida e a palavra na poesia: introdução ao problema da poética sociológica. In A construção da enunciação e outros ensaios.(Trad. João Wanderley Geraldi)São Carlos: Pedro & João, 2013a, p. 71-100

VOLÓCHINOV, V. N. A construção da enunciação. In A construção da enunciação e outros ensaios.(Trad. João Wanderley Geraldi)São Carlos: Pedro & João, 2013b, p. 157-188.

Publicado

2019-11-21