A proposta de Análise linguística/Semiótica na BNCC: a natureza dos objetos de conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241617Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, ensino fundamental, análise linguística/semiótica, objetos de conhecimentoResumo
A BNCC (BRASIL, 2017), no tocante ao ensino de língua portuguesa (LP), afirma dialogar com documentos curriculares produzidos nas últimas décadas e assume uma perspectiva enunciativo-discursiva da linguagem, na qual o texto é a unidade de trabalho na definição de objetos de conhecimento e habilidades e leva em consideração a inter-relação entre os eixos de ensino: leitura, oralidade, escrita e análise linguística/semiótica (AL). Esta última foi tomada como objeto de estudo por ser um eixo constitutivo do ensino de LP e por vir, na versão homologada desse documento, acompanhada da semiótica. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo identificar a natureza dos objetos de conhecimento do eixo AL/semiótica na BNCC no E.F. II. Com isso, nos baseamos nas contribuições de Geraldi (1984), Mendonça (2006), Macedo (2017), entre outros. Para empreender a análise, selecionamos um campo de atuação, o jornalístico/midiático (comum ao 6º e 9º anos) e os objetos que transpassam todos os campos de atuação (6º ao 9º anos), considerando as dimensões: discursiva, textual, gramatical e multimodal para a apreciação dos dados. Os resultados revelam a recorrência da multimodalidade seguida da discursividade e da textualidade. Há pouco espaço para a gramaticalidade, no que corrobora com a proposta documento no tocante à aprendizagem da análise linguística/semiótica baseado no texto, a partir dos elementos composicional, e estilístico, linguístico e multimodal, conforme o documento esclarece “tal proposta assume a centralidade do texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas na abordagem” (BRASIL, 2017, p. 65)
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