Do texto à reflexão metalinguística: O esquema como elemento estruturante

Autores

  • Patrícia Ferreira ESELx - IPL
  • Antónia Estrela ESELx - IPL CLUNL - Universidade NOVA

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241931

Palavras-chave:

leitura, organizadores gráficos, esquemas, reflexão metalinguística

Resumo

O desenvolvimento de capacidades linguísticas ao nível da compreensão da leitura reveste-se de uma importância fundamental se pensarmos na necessidade de formarmos cidadãos competentes no que diz respeito à literacia. No entanto, muitos estudantes dos vários níveis educativos, incluindo o superior, revelam fragilidades na transposição de ideias fundamentais de um texto para o formato de esquema, assegurando um adequado inter-relacionamento dos tópicos selecionados. Este formato permite não só dar conta da compreensão do material lido como também estruturar e sistematizar as aprendizagens feitas, desenvolver o espírito crítico e a memorização. Paralelamente, o recurso aos esquemas possibilita uma reflexão linguística e metalinguística. Neste trabalho de investigação-ação, analisamos as produções de alunos de três turmas do 1.º ano de licenciatura, que consistiam num exercício de construção de um esquema em que sintetizassem e inter-relacionassem as ideias apresentadas num texto fornecido. Na análise, foram considerados aspetos como i) o formato específico de organização da informação; ii) o equilíbrio entre elementos verbais e não verbais; iii) a coesão, a coerência e a adequação; iv) a hierarquização e o inter-relacionamento da informação; v) a uniformização dos tópicos; vi) a correção linguística, entre outros aspetos. Os principais resultados apontam para a existência de problemas nos vários itens mencionados, sobressaindo questões de correção gramatical, que serviram de ponto de partida para um trabalho sobre as diversas áreas em que se evidenciaram mais desvios, como a ortografia, a concordância, a regência verbal, a pontuação, entre outras.

Biografia do Autor

Patrícia Ferreira, ESELx - IPL

Patrícia  Santos  Ferreira  licenciou-se  em  Educação  (ensino  do  1.º  Ciclo),  em  2006,  na  Escola  Superior  de Educação  de  Lisboa,  onde  concluiu,  em  2013,  o  mestrado  em  Didática  da Língua  Portuguesa  no  1.º  e  no  2.º Ciclos. Em 2018, concluiu o doutoramento em Educação -Formação de Professores, no Instituto de Educação da  Universidade  de  Lisboa.  É  professora  adjunta  na  Escola  Superior  de  Educação  de  Lisboa  desde  2007  e investigadora   no   Centro   Interdisciplinar   de   Estudos   Educacionais.   Tem   experiência   na   lecionação   de PortuguêsLíngua  Materna  e LínguaNão  Materna,  na  construção  de  materiais  didáticose  na  investigação nestas áreas.

Antónia Estrela, ESELx - IPL CLUNL - Universidade NOVA

Antónia Estrela licenciou-se em Estudos Portugueses na Universidade NOVA de Lisboa, em 2000, tendo aíconcluído em 2006, o mestrado em Linguística e, em 2013, o doutoramento na mesma área. Atualmente, éprofessora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa e investigadora no Centro deLinguística da Universidade NOVA. Desenvolve investigação em áreas como aquisição da linguagem, sintaxe eescrita. Tem coordenado projetos financiados na área da aquisição e didática da língua materna e nãomaterna

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Publicado

2019-11-21