do ensino da gramática à prática de análise linguística: o ponto e a segmentação textual na escrita de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241615

Palavras-chave:

ensino de língua Portuguesa, análise linguística, pontuação, ponto, segmentação textual

Resumo

Neste artigo, será apresentada a análise do uso do ponto em produções escritas de alunos do 4º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tal análise visa a entender de que maneira é realizada a segmentação textual por meio da pontuação e ainda verificar em que medida uma intervenção pedagógica em sala de aula de língua portuguesa sob o viés da análise linguística (MENDONÇA, 2006) pode auxiliar os alunos na construção efetiva dos sentidos de um texto. Adotando-se os postulados de Dahlet (2006) para a pontuação, busca-se compreender os usos do ponto como totalizador de uma informação no continuum da escrita e a apropriação pelos alunos de EJA dessas estratégias de uso após movimentos de ação-reflexão-ação, pautados na pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Os resultados da análise apontam para a efetividade da intervenção pedagógica realizada em sala de aula, destacando a importância da prática de análise linguística como uma perspectiva exitosa para o ensino de pontuação.

Biografia do Autor

Cláudia Aparecida Ferreira Ferraz, Universidade Federal de Juiz de Fora - Mestrado Escola Municipal Pedro Furtado - atuação profissional

Mestra em Letras – PROFLETRAS/UFJF; Especialista em Tutoria em Educação a Distância/UFOP e em Gestão Municipal da Educação/UFV; Licenciada em Letras/FAFIC, professora de Língua Portuguesa (anos finais do Ensino Fundamental) da rede pública de ensino de Itamarati de Minas.

Natália Sathler Sigiliano, Professora Adjunta do Departamento de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Linguística pela UFRJ; Professora Adjunta do Departamento de Letras (UFJF).

Referências

BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A.Análise linguística:afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular –BNCC. Brasília, DF, 2017.

DAHLET, V. As (man)obras da pontuação: usos e significações.São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.

FERRAZ, C. A. F. A pontuação e a produção de sentidos: uma proposta interventiva na educação de jovens e adultos.Dissertação (mestrado) –UFJF/Faculdade de Letras/Programa de Mestrado Profissional em Letras, PROFLetras/UFJF, 2018.

GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula.3 ed. São Paulo: Ática, 1999 [1984].

KOCH, I. V. & ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.

MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: C. BUNZEN, & M. M. [orgs], Português no ensino médio e formação de professor.p. 199-226. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.

PUZZO, M. B. & SILVA, A. C. Produtividade, sentido e estilo: pontuação/sintaxe em um poema inédito de Cassiano Ricardo. In: PUZZO, M. B.; KOZMA, E. V. B; UYENO, E. Y. Os sinais de pontuação e seus efeitos de sentido: uma abordagem discursiva. Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada. Vol. 39. Campinas: Fontes Editores, 2014.

SIGILIANO, N. S. &SILVA, W. R. Diagnóstico de propostas de análise linguística em livros didáticos aprovados em programa oficial. In: MAGALHÃES, T. G.; GARCIA-REIS, A. R.;FERREIRA, H. M. (orgs) Concepção discursiva de linguagem: ensino e formação docente.Campinas: PontesEditora, 2017.

SUASSUNA, L.Ensino de análise linguística: situando a discussão.In: SILVA, A.; PESSOA, A. C.; LIMA, A. (orgs.)Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação.São Paulo: Cortez, 1986.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 14 ed. São Paulo: Cortez: 2009.

Downloads

Publicado

2019-11-21