do ensino da gramática à prática de análise linguística: o ponto e a segmentação textual na escrita de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241615Palavras-chave:
ensino de língua Portuguesa, análise linguística, pontuação, ponto, segmentação textualResumo
Neste artigo, será apresentada a análise do uso do ponto em produções escritas de alunos do 4º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tal análise visa a entender de que maneira é realizada a segmentação textual por meio da pontuação e ainda verificar em que medida uma intervenção pedagógica em sala de aula de língua portuguesa sob o viés da análise linguística (MENDONÇA, 2006) pode auxiliar os alunos na construção efetiva dos sentidos de um texto. Adotando-se os postulados de Dahlet (2006) para a pontuação, busca-se compreender os usos do ponto como totalizador de uma informação no continuum da escrita e a apropriação pelos alunos de EJA dessas estratégias de uso após movimentos de ação-reflexão-ação, pautados na pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Os resultados da análise apontam para a efetividade da intervenção pedagógica realizada em sala de aula, destacando a importância da prática de análise linguística como uma perspectiva exitosa para o ensino de pontuação.Referências
BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A.Análise linguística:afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular –BNCC. Brasília, DF, 2017.
DAHLET, V. As (man)obras da pontuação: usos e significações.São Paulo: Associação Editorial Humanitas, 2006.
FERRAZ, C. A. F. A pontuação e a produção de sentidos: uma proposta interventiva na educação de jovens e adultos.Dissertação (mestrado) –UFJF/Faculdade de Letras/Programa de Mestrado Profissional em Letras, PROFLetras/UFJF, 2018.
GERALDI, J. W. (org.). O texto na sala de aula.3 ed. São Paulo: Ática, 1999 [1984].
KOCH, I. V. & ELIAS, V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2006.
MENDONÇA, M. Análise linguística no ensino médio: um novo olhar, um outro objeto. In: C. BUNZEN, & M. M. [orgs], Português no ensino médio e formação de professor.p. 199-226. São Paulo: Parábola Editorial, 2006.
PUZZO, M. B. & SILVA, A. C. Produtividade, sentido e estilo: pontuação/sintaxe em um poema inédito de Cassiano Ricardo. In: PUZZO, M. B.; KOZMA, E. V. B; UYENO, E. Y. Os sinais de pontuação e seus efeitos de sentido: uma abordagem discursiva. Coleção Novas Perspectivas em Linguística Aplicada. Vol. 39. Campinas: Fontes Editores, 2014.
SIGILIANO, N. S. &SILVA, W. R. Diagnóstico de propostas de análise linguística em livros didáticos aprovados em programa oficial. In: MAGALHÃES, T. G.; GARCIA-REIS, A. R.;FERREIRA, H. M. (orgs) Concepção discursiva de linguagem: ensino e formação docente.Campinas: PontesEditora, 2017.
SUASSUNA, L.Ensino de análise linguística: situando a discussão.In: SILVA, A.; PESSOA, A. C.; LIMA, A. (orgs.)Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação.São Paulo: Cortez, 1986.
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. 14 ed. São Paulo: Cortez: 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição- 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Os conteúdos da Revista Eutomia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY- 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non- exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Revista Eutomia’s contents are licensed under a Creative Commons Attribution-4.0 International (CC BY 4.0) License. This license allows reusers to distribute, remix, adapt, and build upon the material in any medium or format, so long as attribution is given to the creator. The license allows for commercial use.
Licença Creative Commons 4.0 by.