Do ensino da gramática à prática de análise linguística: o ponto e a segmentação textual na escrita de jovens e adultos

Cláudia Aparecida Ferreira Ferraz, Natália Sathler Sigiliano

Resumo


Neste artigo, será apresentada a análise do uso do ponto em produções escritas de alunos do 4º período da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Tal análise visa a entender de que maneira é realizada a segmentação textual por meio da pontuação e ainda verificar em que medida uma intervenção pedagógica em sala de aula de língua portuguesa sob o viés da análise linguística (MENDONÇA, 2006) pode auxiliar os alunos na construção efetiva dos sentidos de um texto. Adotando-se os postulados de Dahlet (2006) para a pontuação, busca-se compreender os usos do ponto como totalizador de uma informação no continuum da escrita e a apropriação pelos alunos de EJA dessas estratégias de uso após movimentos de ação-reflexão-ação, pautados na pesquisa-ação (THIOLLENT, 1986). Os resultados da análise apontam para a efetividade da intervenção pedagógica realizada em sala de aula, destacando a importância da prática de análise linguística como uma perspectiva exitosa para o ensino de pontuação.

Palavras-chave


Ensino de Língua Portuguesa. Análise Linguística. Pontuação. Ponto. Segmentação Textual.

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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i23p203-224



 

Qualis (CAPES): B1 (Quadriênio 2013-2016)

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