Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa

Paula Francineti Araujo, Meire Celedônio, Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin

Resumo


No patamar linguístico do ensino de língua portuguesa é possível observar várias vertentes teóricas na ação docente quanto às concepções de gramática. O objetivo deste trabalho é apresentar procedimentos didáticos que propõe o ensino da gramática na perspectiva enunciativa, fundamentado na abordagem teórica da didática das línguas da escola de Genebra (BRONCKART, 2007, 2016; BULEA, 2015a, 2015b) e CHARTRAND, 2003, juntamente com os aportes teóricos das dimensões da escrita (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010), para destacar os aspectos interacionais, organizacionais e estruturais do uso da linguagem do gênero de texto fatia de vida, considerando os textos dos próprios alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio integrado no IFMA-Campus Monte Castelo.


Palavras-chave


leitura, escrita, gramática enunciativa, dispositivos didáticos.

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DOI: https://doi.org/10.19134/eutomia-v1i23p147-168



 

Qualis (CAPES): B1 (Quadriênio 2013-2016)

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