Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa

Autores

  • Paula Francineti Araujo Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão
  • Meire Celedônio IFRN-RN
  • Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin UFC-CE

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241952

Palavras-chave:

leitura, escrita, gramática enunciativa, dispositivos didáticos

Resumo

No patamar linguístico do ensino de língua portuguesa é possível observar várias vertentes teóricas na ação docente quanto às concepções   de gramática. O objetivo deste trabalho é apresentar procedimentos didáticos que    propõe o ensino da gramática na perspectiva enunciativa, fundamentado na abordagem teórica da didática das línguas da escola de Genebra (BRONCKART, 2007, 2016; BULEA, 2015a, 2015b) e CHARTRAND, 2003,juntamente com os aportes teóricos das dimensões da escrita (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010), para destacar os aspectos interacionais, organizacionais e estruturais do uso da linguagem do gênero de  texto  fatia  de vida,  considerando os  textos  dos próprios alunos de  uma turma  de  1º  ano  do  ensino  médio  integrado  no  IFMA-Campus  Monte Castelo. Para  tanto  utilizamos  como - uma   sequência   didática   e formulamos   um   modelo   didático   para este gênero. Os resultados confirmaram sua real possibilidade de serem implementadas emsala de aula para o ensino de português.

Biografia do Autor

Paula Francineti Araujo, Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão

Doutora em Linguística, na área de Linguística Aplicada, com estágio doutoral na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Université de Genève. Estágio de Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Grande Dourados.  Professora de Língua Portuguesa do Ensino Básico Técnico e Tecnológico e do Mestrado Profissional e Tecnológico –PROFEPT do Instituto Federal do Maranhão.

Meire Celedônio, IFRN-RN

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do IFRN/Campus Avançado Lajes.

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, UFC-CE

Doutora  em  Educação/Estágio  de  Pós-Doutorado  na  Université  Sorbonne  Nouvelles  Paris  III  e  na  Université de Genève. Professora da Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

2019-11-21