Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241952Palavras-chave:
leitura, escrita, gramática enunciativa, dispositivos didáticosResumo
No patamar linguístico do ensino de língua portuguesa é possível observar várias vertentes teóricas na ação docente quanto às concepções de gramática. O objetivo deste trabalho é apresentar procedimentos didáticos que propõe o ensino da gramática na perspectiva enunciativa, fundamentado na abordagem teórica da didática das línguas da escola de Genebra (BRONCKART, 2007, 2016; BULEA, 2015a, 2015b) e CHARTRAND, 2003,juntamente com os aportes teóricos das dimensões da escrita (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010), para destacar os aspectos interacionais, organizacionais e estruturais do uso da linguagem do gênero de texto fatia de vida, considerando os textos dos próprios alunos de uma turma de 1º ano do ensino médio integrado no IFMA-Campus Monte Castelo. Para tanto utilizamos como - uma sequência didática e formulamos um modelo didático para este gênero. Os resultados confirmaram sua real possibilidade de serem implementadas emsala de aula para o ensino de português.
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