Procedimentos didáticos: por um ensino de gramática na perspectiva enunciativa

Auteurs-es

  • Paula Francineti Araujo Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão
  • Meire Celedônio IFRN-RN
  • Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin UFC-CE

DOI :

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241952

Mots-clés :

leitura, escrita, gramática enunciativa, dispositivos didáticos

Résumé

No patamar linguístico do ensino de língua portuguesa é possível observar várias vertentes teóricas na ação docente quanto às concepções   de gramática. O objetivo deste trabalho é apresentar procedimentos didáticos que    propõe o ensino da gramática na perspectiva enunciativa, fundamentado na abordagem teórica da didática das línguas da escola de Genebra (BRONCKART, 2007, 2016; BULEA, 2015a, 2015b) e CHARTRAND, 2003,juntamente com os aportes teóricos das dimensões da escrita (DOLZ; GAGNON; DECÂNDIO, 2010), para destacar os aspectos interacionais, organizacionais e estruturais do uso da linguagem do gênero de  texto  fatia  de vida,  considerando os  textos  dos próprios alunos de  uma turma  de  1º  ano  do  ensino  médio  integrado  no  IFMA-Campus  Monte Castelo. Para  tanto  utilizamos  como - uma   sequência   didática   e formulamos   um   modelo   didático   para este gênero. Os resultados confirmaram sua real possibilidade de serem implementadas emsala de aula para o ensino de português.

Bibliographies de l'auteur-e

Paula Francineti Araujo, Instituto Federal de Educação Tecnológica do Maranhão

Doutora em Linguística, na área de Linguística Aplicada, com estágio doutoral na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Université de Genève. Estágio de Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Grande Dourados.  Professora de Língua Portuguesa do Ensino Básico Técnico e Tecnológico e do Mestrado Profissional e Tecnológico –PROFEPT do Instituto Federal do Maranhão.

Meire Celedônio, IFRN-RN

Doutoranda em Linguística pela Universidade Federal do Ceará. Professora de Língua Portuguesa e Literatura do IFRN/Campus Avançado Lajes.

Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, UFC-CE

Doutora  em  Educação/Estágio  de  Pós-Doutorado  na  Université  Sorbonne  Nouvelles  Paris  III  e  na  Université de Genève. Professora da Universidade Federal do Ceará.

Références

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Publié-e

2019-11-21