A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o trabalho com análise e reflexão linguística no ensino de língua portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241946Palavras-chave:
análise linguística, gramática, concepções de linguagem, BNCCResumo
Diversos documentos têm sido produzidos, historicamente, para orientar e prescrever como deve ser o ensino de língua nas escolas, mais especificamente, o trabalho com a leitura, produção e análise linguística. Dentre eles, encontra-se, mais recentemente, o texto recém-aprovado denominado de Base Nacional Comum Curricular. Diante desse contexto, o presente artigo tem como objetivo discutir a proposta de ensino de língua portuguesa contida na Base Nacional Comum Curricular a partir da análise do documento que trata do eixo de análise e reflexão linguística, especificamente para o ensino fundamental 2, bem como identificar a concepção de língua que se faz presente neste documento. Para isso, pautando-nos nos aportes teóricos da perspectiva enunciativo-discursiva, analisamos os textos da BNCC que se referem às prescrições sobre a área de Língua Portuguesa para identificar: 1) qual a concepção de linguagem que a proposta apresenta sobre o ensino de língua portuguesa e, 2) que orientações o referido documento prescreve para o ensino da análise linguística nas aulas de língua materna. Nossas análises apontam que existem (con)tradições entre a concepção de língua apresentada pelo documento e às habilidades prescritas que nortearão o trabalho com análise linguística nas escolas.
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