A proposta da Base Nacional Comum Curricular para o trabalho com análise e reflexão linguística no ensino de língua portuguesa

Autores

  • Milena Moretto Universidade São Francisco
  • Cláudia de Jesus Abreu Feitoza Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.241946

Palavras-chave:

análise linguística, gramática, concepções de linguagem, BNCC

Resumo

Diversos documentos têm sido produzidos, historicamente, para orientar e prescrever como deve ser o ensino de língua nas escolas, mais especificamente, o trabalho com a leitura, produção e análise linguística. Dentre eles, encontra-se, mais recentemente, o texto recém-aprovado denominado de Base Nacional Comum Curricular. Diante desse contexto, o presente artigo tem como objetivo discutir a proposta de ensino de língua portuguesa contida na Base Nacional Comum Curricular a partir da análise do documento que trata do eixo de análise e reflexão linguística, especificamente para o ensino fundamental 2,  bem como identificar a concepção de língua que se faz presente neste documento. Para isso, pautando-nos nos aportes teóricos da perspectiva enunciativo-discursiva, analisamos os textos da BNCC que se referem às prescrições sobre a área de Língua Portuguesa para identificar: 1) qual a concepção de linguagem que a proposta apresenta sobre o ensino de língua portuguesa e, 2) que orientações o referido documento prescreve para o ensino da análise linguística  nas aulas de língua materna. Nossas análises apontam que existem (con)tradições entre a concepção de língua apresentada pelo documento e às habilidades prescritas que nortearão o trabalho com análise linguística nas escolas.

Biografia do Autor

Milena Moretto, Universidade São Francisco

Possui graduação em Letras, Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade São Francisco. Já atuou como professora dos anos iniciais, no ensino fundamental de 6o. a 9o. ano e no Ensino Médio com as disciplinas de Língua Portuguesa e Inglesa. Atualmente, é professora concursada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. Participa do grupo de pesquisa ALTER-AGE da Universidade de São Paulo, ALTER-LEGE da Universidade São Francisco e GPPL da Universidade de Campinas. É coordenadora do Programa de Leitura e do Programa de Formação Geral da Universidade São Francisco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente com seguintes temas: Interlocução, Produção de Textos, Reescrita, Gêneros Textuais, Análise do Discurso e Sequências Didáticas.

Cláudia de Jesus Abreu Feitoza, Universidade São Francisco

Doutora em Educaçãoe Professora do curso de Pedagogia da Universidade São Francisco. Itatiba-SP/Brasil

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Publicado

2019-11-21