construção paradigmática do ensino de português como língua materna

Authors

  • Wagner Rodrigues Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Raimunda Araújo da Silveira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Aylizara Pinheiro dos Reis Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2019.240212

Keywords:

grammar, pedagogical material, Applied Linguistics

Abstract

In this paper, we investigate some beliefs about the teaching of Portuguese as  mother  language.  The  beliefswere  investigated  from  an  oral  interview given by an experienced teacher from the Brazilian Basic Education. Itis a case   study   based   on   the   analysis   of   the   transcript   of   the   mentioned interview  and  an  old  Portuguese  textbook  used  in  the  classroom and shared  by  the  collaborator   teacher. This  study  aims  toidentify some strategies  for  maintaining practices  which  are  part  of the  school  tradition,these  thereby being  embedded  in scientific  research. The  results  have shownthat   the   grammatical   content,   guided   by   the   metalinguistic approach  of  the  traditional  school,  is  understood  as  the  main  teaching objectas  a  way  to  provide  students  a  satisfying  education,  assuring them evenwriting  competence.  The  sharing  of  this  beliefdoes  not  presuppose the teacher ignorance of the recent linguistic contributions disseminated in theofficial curricular guidelines.

Author Biographies

Wagner Rodrigues Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT) Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

É licenciado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), mestre e doutor em Linguística Aplicada Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui estágio de pós-doutorado na The Hong Kong Polytechnic University (PolyU) e na Aswan University (Egito). É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq, membro do grupo de trabalho Formação de Educadores na Linguística Aplicada (Anpoll), docente no Câmpus de Palmas, na Universidade Federal do Tocantins (UFT), lecionando na Licenciatura em Pedagogia e nos Programas de Pós-Graduação em Letras (mestrado e doutorado). Coordena o grupo de pesquisa Práticas de Linguagens – PLES (UFT/CNPq). Possui publicações que tematizam práticas de ensino de línguas e de formação de professores, conteúdos de interesse nas pesquisas desenvolvidas e orientadas no campo indisciplinar da Linguística Aplicada. https://orcid.org/0000-0002-3994-1225

Raimunda Araújo da Silveira, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutoranda em Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins (UFT); servidora da SEDUC/TO.

Aylizara Pinheiro dos Reis, Universidade Federal do Tocantins

Doutoranda em Ensino de Língua e Literatura da Universidade Federal do Tocantins (UFT); servidora da SEMED/Araguaína e da SEDUC/TO.

References

ALVES, R.; BRUGNEROTO, T. Orientações didáticas e metodológicas: o ensino de Língua Portuguesa no Brasil. In: ALVES, R.; BRUGNEROTO, T. Vontade de saber Português. São Paulo: FTD, 2012, p. 15-28.

ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de língua sem pedras no caminho. 4ª. Edição. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.

BAGNO, Marcos. Dramática da língua portuguesa: tradição gramatical, mídia & exclusão social. São Paulo: Loyola, 2000.

BARROS, Maria Emília. Alíngua portuguesa na escola: percurso e perspectiva. Interdisciplinas, v.6, n. 6, p.35-56, 2008.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Portuguesa: Ensino Fundamental II. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília:SEEF/MEC, 1998.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília: MEC, 2018.

CASTRO, Maria daConceição. Novo português básico. 6ª série. Ed. São Paulo: Saraiva, 1989.

CLAIRE, Nícia. Ensino de Língua Portuguesa: uma visão histórica. Disponível:http://www.institutodeletras.uerj.br/idioma/numeros/23/idioma23a01.pdf. Acesso em 26/09/2015CORACINI, MariaJosé. Nossa língua: materna ou madrasta? Linguagem, discurso e identidade. In:

CORACINI, M. J. R. F. (Org.). A celebração do outro: arquivo, memória e Identidade: línguas (materna e estrangeira), plurilinguismo e tradução Campinas: Mercado de Letras, 2007. p. 135-148

FARACO, CarlosAlberto. História sociopolítica da língua portuguesa. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FÁVERO, Leonor Lopes. Heranças –a educação no Brasil Colônia. Revista Anpoll, n. 8,p. 87-102, 2000.

LORENSET, Rossaly. A historicidade do ensino de Língua Portuguesa no Brasil: trilhando (entre) caminhos. Unoese& Ciência –ACHS.Joaçaba, v. 5, n. 2, p. 155-162,2014.

MARCUSCHI, LuizAntonio. Linguística de Texto: o que é e como se faz? São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

SIGILIANO, Natália; SILVA, WagnerRodrigues. Diagnóstico de proposta de análise linguística em livros didáticos aprovados em programa oficial. In: MAGALHÃES, T. G.; GARCIA-REIS, A.; FERREIRA, H. Concepção discursiva de linguagem, ensino e formação docente. Campinas: Pontes, 2017, p. 19-42.

SILVA, Wagner Rodrigues. Seleção textual no ensino interdisciplinar por projeto. Revista Brasileira de Linguística Aplicada.Belo Horizonte: UFMG, v.9, n.1, p. 17-39, 2009.

SILVA, Wagner Rodrigues. Estudo da Gramática no texto: demandas para o ensino e a formação do professor delíngua materna. Maringá: Eduem, 2011.

SILVA, Wagner Rodrigues.Polêmica da alfabetização no Brasil de Paulo Freire. Trabalhos em Linguística Aplicada. Campinas: Unicamp, v. 58, n. 1, p. 219-240, 2019.

SILVA, Wagner Rodrigues; BRITO, Jordana; SILVA, Josilene; CAVALCANTE, Télia. Formação continuada do professor na perspectiva da pesquisa científica. In: CADILHE, Alexandre; GARCIA-REIS, Andreia; MAGALHÃES, Tânia. (Orgs.) Formação docente: linguagens, práticas e perspectivas. 1ª ed. Campinas: Pontes, 2018, v. p. 211-236.

SILVA, Wagner Rodrigues; LIMA, Paulo; MOREIRA, TâniaMaria. (Orgs.). Gêneros na prática pedagógica: diálogos entre escolas e universidades. Campinas: Pontes, 2016.

SILVEIRA, Raimunda. Abordagem interdisciplinar de práticas sustentáveis de multiletramentos na escola tocantinense de tempo integral. Dissertação de mestrado –Universidade Federal do Tocantins, Mestrado Profissional em Letras, 2016 (em andamento).

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003.

VENTURI, Ioná Vieira; GATTI, Décio Jr. A construção histórica da disciplina escolar Língua Portuguesa no Brasil. Cadernos de Históriada Educação. n. 3,2004, p. 65-76.

Published

2019-11-21