A construção da dúvida sobre a traição de Capitu em Dom Casmurro: Análise Cognitiva

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51359/1982-6850.2023.262030

Palabras clave:

narratologia cognitiva, mind reading, Machado de Assis, Dom Casmurro, semiótica antropológica

Resumen

O artigo aplica a narratologia cognitiva de Lisa Zunshine e a semiótica antropológica de Paul Kockelman à análise de procedimentos empregados por Machado de Assis, em Dom Casmurro, para provocar a dúvida sobre a traição de Capitu. Ao buscar teorias da literatura e da linguagem de viés cognitivo, compreendemos a composição textual como instância de ordenação da informação que visa estimular a atividade mental do leitor. Especificamente, 1) usamos o conceito de mind reading para analisar como o texto diminui o acesso aos estados mentais de Capitu, mitigando a renovação do conhecimento da personagem; 2) analisamos semioticamente como a verossimilhança do item 1 pressupõe a indexação do status social de Capitu após o casamento. O objetivo geral é analisar a escrita machadiana, testando o mérito de novas teorias para a análise da narrativa de ficção.

Biografía del autor/a

Pedro Dolabela Chagas, Universidade Federal do Paraná

Professor Adjunto de Literatura Brasileira e Teoria Literária da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Teoria Literária pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), Doutor em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) e Doutor em Estética e Filosofia da Arte pela UFMG (2010).

Ayla Mello Batistela , Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Estudo Literários no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná e graduada em Letras/Português (licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Giulia Bernardi Hupalo, Universidade Federal do Paraná

Graduanda em Letras Português-Alemão pela Universidade Federal do Paraná, com previsão de formatura para 2025, com atuação do Projeto de Iniciação Científica "Análise Cognitiva de Dom Casmurro" (2021-2023), sob orientação do Prof. Dr. Pedro Ramos Dolabela Chagas (UFPR).

Citas

ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. 1ª ed. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2016.

BARTHES, Roland. S/Z. Tradução de J. Guinsburg. 10ª ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

CALDWELL, Hellen. The Brazilian Othello of Machado de Assis: a study of Dom Casmurro. Berkeley: University of California Press, 1960.

KOCKELMAN, Paul. Agent, Person, Subject, Self: A Theory of Ontology, Interaction, and Infrastructure. Oxford: Oxford University Press.

SPERBER, Dan; WILSON, Deirdre. Relevance: communication and cognition. 2. ed. Oxford: Blackwell, 1995.

WOOD, James. How Fiction Works. Canada: Douglas & McIntyre Ltd, 2008.

ZUNSHINE, Lisa. Why We Read Fiction: Theory of Mind and the Novel. Oxford: Oxford University Press, 2015.

Publicado

2024-06-11