O uso do QR CODE na gestão da comunicação: o caso da rede social WineTag

Autor/innen

  • Maria Iraê de Souza Corrêa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Angela Cristina Rocha de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Christianni Coutinho Marçal Universidade Federal de Pernambuco

Schlagworte:

Mídia locativa. QR Code. Gestão da comunicação. Vinho.

Abstract

A gestão da comunicação nas organizações como um processo massivo e unilateral tem sido revolucionada pelas novas possibilidades trazidas pelas mídias locativas, entreelas, as etiquetas móveis (QR Code). Assim, neste trabalho tivemos como objetivo investigar sobre as possibilidades e os limites do uso das etiquetas móveis na gestão da comunicação. Para isso, realizamos um estudo exploratório na rede social WineTag utilizando dados coletados no site e em entrevista. O relato do caso mostrou que a rede tem como propósito, por meio da difusão da informação, ampliar o mercado de vinho. O QR Code é a tecnologia que liga o vinho às informações vinculadas a ele no site. Seu uso, no entanto, ainda é incipiente, mas já indicou que as possibilidades são diversas. Entre elas, identificamos a ampliação do ambiente de consumo por meio da realidade aumentada permitindo novas experiências ao consumidor e uma nova forma de comunicação mais interativa e horizontalizada. Como um limite, verificamos a não disponibilidade de aparelhos celulares que tenham o software decodificador das etiquetas, a exemplo do Japão. Outro limite é a pouca aplicação desse artefato pelas vinícolas contribuindo para o seu desconhecimento pelo consumidor.

Autor/innen-Biografie

Angela Cristina Rocha de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco - PROPAD-UFPE.

Veröffentlicht

2012-06-21

Ausgabe

Rubrik

Artigos