O uso do QR CODE na gestão da comunicação: o caso da rede social WineTag
Palavras-chave:
Mídia locativa. QR Code. Gestão da comunicação. Vinho.Resumo
A gestão da comunicação nas organizações como um processo massivo e unilateral tem sido revolucionada pelas novas possibilidades trazidas pelas mídias locativas, entreelas, as etiquetas móveis (QR Code). Assim, neste trabalho tivemos como objetivo investigar sobre as possibilidades e os limites do uso das etiquetas móveis na gestão da comunicação. Para isso, realizamos um estudo exploratório na rede social WineTag utilizando dados coletados no site e em entrevista. O relato do caso mostrou que a rede tem como propósito, por meio da difusão da informação, ampliar o mercado de vinho. O QR Code é a tecnologia que liga o vinho às informações vinculadas a ele no site. Seu uso, no entanto, ainda é incipiente, mas já indicou que as possibilidades são diversas. Entre elas, identificamos a ampliação do ambiente de consumo por meio da realidade aumentada permitindo novas experiências ao consumidor e uma nova forma de comunicação mais interativa e horizontalizada. Como um limite, verificamos a não disponibilidade de aparelhos celulares que tenham o software decodificador das etiquetas, a exemplo do Japão. Outro limite é a pouca aplicação desse artefato pelas vinícolas contribuindo para o seu desconhecimento pelo consumidor.Downloads
Publicado
2012-06-21
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores que publicam na INForme:- Mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.