O uso do QR CODE na gestão da comunicação: o caso da rede social WineTag

Autores

  • Maria Iraê de Souza Corrêa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Angela Cristina Rocha de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Maria Christianni Coutinho Marçal Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

Mídia locativa. QR Code. Gestão da comunicação. Vinho.

Resumo

A gestão da comunicação nas organizações como um processo massivo e unilateral tem sido revolucionada pelas novas possibilidades trazidas pelas mídias locativas, entreelas, as etiquetas móveis (QR Code). Assim, neste trabalho tivemos como objetivo investigar sobre as possibilidades e os limites do uso das etiquetas móveis na gestão da comunicação. Para isso, realizamos um estudo exploratório na rede social WineTag utilizando dados coletados no site e em entrevista. O relato do caso mostrou que a rede tem como propósito, por meio da difusão da informação, ampliar o mercado de vinho. O QR Code é a tecnologia que liga o vinho às informações vinculadas a ele no site. Seu uso, no entanto, ainda é incipiente, mas já indicou que as possibilidades são diversas. Entre elas, identificamos a ampliação do ambiente de consumo por meio da realidade aumentada permitindo novas experiências ao consumidor e uma nova forma de comunicação mais interativa e horizontalizada. Como um limite, verificamos a não disponibilidade de aparelhos celulares que tenham o software decodificador das etiquetas, a exemplo do Japão. Outro limite é a pouca aplicação desse artefato pelas vinícolas contribuindo para o seu desconhecimento pelo consumidor.

Biografia do Autor

Angela Cristina Rocha de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora do Departamento de Administração da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco - PROPAD-UFPE.

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Publicado

2012-06-21

Edição

Seção

Artigos