História e Psicanálise no discurso ficcional de 'Cavaleiro Andante'

Tiago Ribeiro dos Santos

Resumo


A partir da leitura de Cavaleiro Andante, último romance da Tetralogia Lusitana de Almeida Faria, entrevemos, por meio do esteio inconsciente da psicologia, capítulos da História portuguesa mais recente, marcada pelo processo pós-revolucionário por que passou a nação. Procuramos analisar como a obra em questão é signifi cativa para a sondagem do inconsciente, por meio da leitura psicanalítica dos sonhos das personagens. Utilizamos o método psicanalítico de Freud para a análise do material onírico do texto, bem como as refl exões de Hayden White e de Paul Ricoeur a respeito do caráter narrativo das produções historiográfi cas e ficcionais.

Texto completo:

PDF

Referências


EAGLETON, Terry. A Psicanálise. 2001. In: –.Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes.

FARIA, Almeida. Cavaleiro andante. 1987. Rio de Janeiro: Nova Fronteira

FREUD, Sigmund. 1969. A interpretação de sonhos. In: –. Obras completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Tradução sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, v.4 e 5.

HERMANN, Jacqueline. 1998. No reino do desejado: a construção do sebastianismo em Portugal. São Paulo: Cia. das Letras.

HUTCHEON, Linda. 1991. Poética do pós-modernismo: história, teoria e ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago.

RICOEUR, Paul. 1994. Tempo e narrativa. Tradução de Constança Marcondes César. Campinas: Papirus, 3 v.

SIMÕES, Maria de Lourdes Netto. 1998. As razões do imaginário: comunicar em tempo de revolução 1960-1990: a ficção de Almeida Faria. Salvador: UESC; FCJA.

WHITE, Hayden. 1994. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Tradução Alípio Correia de Franca Neto et. al. São Paulo: Edusp.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

ISSN Edição Digital 2175-294X - ISSN Edições Impressas 0104-1320

www.ufpe.br/pgletras - www.pgletras.com.br 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.