História e Psicanálise no discurso ficcional de 'Cavaleiro Andante'

Authors

  • Tiago Ribeiro dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

Abstract

A partir da leitura de Cavaleiro Andante, último romance da Tetralogia Lusitana de Almeida Faria, entrevemos, por meio do esteio inconsciente da psicologia, capítulos da História portuguesa mais recente, marcada pelo processo pós-revolucionário por que passou a nação. Procuramos analisar como a obra em questão é signifi cativa para a sondagem do inconsciente, por meio da leitura psicanalítica dos sonhos das personagens. Utilizamos o método psicanalítico de Freud para a análise do material onírico do texto, bem como as refl exões de Hayden White e de Paul Ricoeur a respeito do caráter narrativo das produções historiográfi cas e ficcionais.

Author Biography

Tiago Ribeiro dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestrando/Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

References

EAGLETON, Terry. A Psicanálise. 2001. In: –.Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes.

FARIA, Almeida. Cavaleiro andante. 1987. Rio de Janeiro: Nova Fronteira

FREUD, Sigmund. 1969. A interpretação de sonhos. In: –. Obras completas de Sigmund Freud: edição standard brasileira. Tradução sob a direção de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, v.4 e 5.

HERMANN, Jacqueline. 1998. No reino do desejado: a construção do sebastianismo em Portugal. São Paulo: Cia. das Letras.

HUTCHEON, Linda. 1991. Poética do pós-modernismo: história, teoria e ficção. Tradução de Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago.

RICOEUR, Paul. 1994. Tempo e narrativa. Tradução de Constança Marcondes César. Campinas: Papirus, 3 v.

SIMÕES, Maria de Lourdes Netto. 1998. As razões do imaginário: comunicar em tempo de revolução 1960-1990: a ficção de Almeida Faria. Salvador: UESC; FCJA.

WHITE, Hayden. 1994. Trópicos do discurso: ensaios sobre a crítica da cultura. Tradução Alípio Correia de Franca Neto et. al. São Paulo: Edusp.

Published

2009-11-16

How to Cite

Santos, T. R. dos. (2009). História e Psicanálise no discurso ficcional de ’Cavaleiro Andante’. Revista Investigações, 22(1), 217–238. Retrieved from https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1369

Issue

Section

Artigo - Linguística (seção livre)