Digressão e desordem: a experiência da temporalidade em Grande Sertão: Veredas e seu valor cognitivo ante a cultura atual
Abstract
O intuito deste ensaio é, a partir do texto de T. S. Eliot (1998) sobre o Hamlet de Shakespeare e das idéias desenvolvidas por Henri Bergson em seu Ensaio sobre os dados imediatos da consciência (1988), pôr em evidência alguns aspectos estruturais do Grande Sertão: Veredas, aspectos que fazem dele o portador de uma postura ética e epistemológica ainda válida como resposta às aporias da cultura contemporânea.Riferimenti bibliografici
BERGSON, Henri. 1988. Ensaio sobre os dados imediatos da consciência. Trad. João da Silva Gama. Lisboa: Edições 70.
ELIOT, T. S. 1991. Hamlet. In: T. S. Eliot. 1998. Poems and prose. Nova York, Toronto: Alfred A. Knopf. p. 131-9
FRIEDRICH, Hugo. 1991. Estrutura da lírica moderna: da metade do século XIX a meados do século XX. Trad. Marise M. Curioni. São Paulo: Duas Cidades.
MALLARMÉ, Stéphane. 1991. Poesias. Trad. Augusto de Campos. In: Augusto de Campos, Haroldo de Campos, Décio Pignatari. Mallarmé. São Paulo: Perspectiva.
ROSA, João Guimarães. 1973. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: José Olympio.
______. 1976. Tutaméia: terceiras estórias. Rio de Janeiro: José Olympio.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2008 Artur Almeida de Ataíde

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.