Processos de categorização social:emergência de categorias sociaisna fala em interação
Abstract
Este artigo busca discutir a categorização social como um modelo sóciocultural que é sensível à dimensão local e situada das práticas sociais. A abordagem teórica adotada fundamenta-se na Análise Conversacional.Os dados analisados foram extraídos de um corpus constituído por registro videográfico de interações acadêmicas em seminários de pesquisa.
Riferimenti bibliografici
ALENCAR, R. 2004. O discurso científico e a construção coletiva do saber: a dimensão interativa da atividade acadêmico-científica. Tese de
doutorado, Recife, Brasil.
______. 2006. Atribuição de categorias sociais em encontros colegiados de uma cooperativa. Revue uniRcoop. 4: 237- 257.
______. 2007. Análise da conversaçao: uma proposta para a análise das práticas sociais. In: WEBER, S.; LEITHAUSER, T. (orgs.), Métodos qualitativos nas ciências sociais e na pratica social. Recife: Editora Universitária UFPE, p. 59-71.
BAKHTIN, M. [1979]. 1992. Os gêneros do discurso. In —: Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, p. 277-326.
DREW, P.; HERITAGE, J.C. 1992. Talk at work: interaction in institutional settings. Cambridge: University Press.
CONEIN, B. 2001. Classification sociale et catégorisation. In: FORNEL, M.; ORGIEN, A.; QUÉRÉ, L. L’ethonométhodologie une sociologie radicale. Paris: La découverte et Syros, pp. 239-258.
GARFINKEL, H. 1984. Studies in Etnomethodology. Englewood Cliffs, NJ: Pratice Hall.
GÜLICH, E.; MONDADA, L. 2001. Analyse conversationnelle. In: HOLTUS, G.; METZELTIN, M.; SCHMITT, C. (eds). Lexikon der romanistischen Linguistik, Tübingen: Niemeyer. (Band I) 2, p.196-250.
HESTER, S.; EGLIN, P. 1997. Membership Categorization Analysis: an introduction and The reflexive constitution of category, predicate and contexte in two settings. In: HESTER, S.; EGLIN, P. Culture in action: studies in membership categorization analysis. International Institute for
Ethnomethodology and conversation analysis. Washington D.C: University Press of America, p. 1-24.
INIGUEZ, L. 2005. Manual de análise do discurso em ciências sociais. Rio de Janeiro: Vozes.
MARCUSCHI, L. A. 2001. Um corpus lingüístico para a análise de processos na relação fala e escrita, apresentado no Simpósio Corpus Lingüístico, INPLA, PUC, São Paulo.
______. 2002. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (orgs.). Gêneros
textuais e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna.
______. 2003. Análise da conversação. São Paulo: Ática.
______. 2007. A Construção do mobiliário do mundo e da mente:
linguagem, cultura e categorização. In: BECHARA, E. (org.). Cognição,
linguagem e praticas interacionais. Rio de Janeiro: Lucerna.
MONDADA, L. 1997. Processus de categorization et construction discursive des catégories. In : DUBOIS, D. (dir.). Catégorisation et cognition : de la perception au discours. Paris, Editions Kimé, p. 291-
______. 2000a. Grammaire-pour-interaction et analyse conversationnelle. In: BERTHOUD, A. C. (ed). Modèles du discourse en confrontation. Bern: Lang, p. 23-42.
______. 2000b. La compétence de categorisation: procédés situés de
catégorisation des ressources linguistiques. In: MARTINEZ, P. ; DOEHLER, S. P. (eds.). La notion de contact de langues en didactique,
Paris: ENS Editions & Didier Erudition, p. 81-102.
OCHS, E. 1979. Transcription as theory. In: OCHS, E.; SCHIEFFELIN, B. B. (eds). Developmental Pragmatics. New York: Academic Press, p. 43-72.
SACKS, H. 1968. The Search for Help: No one to turn to. In: SCHNEIDMAN, E. (ed.). Essays in Self-destruction, Science House, New
York.
______. 1972a. On the analyzability of stories by children. In: GUMPERZ, J.; HYMES, D. (eds.). Direction in sociolinguistics: the ethnography of communication. New York, Holt. Rinehart and Winston, p. 325-345.
______. 1972b. Notes on police assessment of moral character. In: SUDNOW, D. Studies in social interaction. New York: Free Press, p.
-293.
______. 1995. Lectures on conversation, vol. I &II. Edited by G. Jefferson. Oxford: Basil Blackwell.
SACKS, H.; SCHEGLOFF, E. A.; JEFFERSON, G. 1974. A simplest systematics for the organization of turn-taking for conversation. Language. 50: 696-735.
SCHEGLOFF, E. A. 1992. Repair after next turn: the last structurally provided defense of intersubjectivity in conversation. American Journal
of Sociology, 97 (5): 1295/1345.
______. 1995. Introduction. In: H. Sacks. Lectures on conversation, vol. I & II. Edited by G. Jefferson. Oxford: Basil Blackwell.
______. 1997. Third Turn Repair. In: G.R. Guy et al. (ed.), Towards a Social Science of Language. Amsterdam: J. Benjamins, pp. 31-40.
______. 2007. Categories in action: person-reference and membership categorization. Discourse Studies 7(4-5): 455-480.
SCHEGLOFF, E. A.; JEFFERSON, G.; SACKS, H. 1977. The preference for self-correction in the organization of repair in conversation. Language 53:361-82.
SCHEGLOFF, E. A.; SACKS, H. 1973. Opening up closings. Semiotica 7: 289-327.
WATSON, R. 1994. Catégories, Séquentialité et Ordre Social. In: FRADIN, B.; QUERÉ, L.; WIDMER, J. (ed.). L’enquête sur les catégories,
Raisons Pratiques 5, Éditions de l’École des Hautes Études en Sciences
Sociales, Paris.
______. 1997. Some General Reflections on Categorization and Sequence in the Analysis of Conversation. In: HESTER, S.; EGLIN, P.
(eds.). Culture in action: studies in Membership Categorization Analysis.
International Institute for Ethnomethodology and Conversation Analysis. Washington D.C: University Press in America, p. 49-76.
WIDMER, J. P. 2001. Catégorisation, tours de parole et sociologie. In:
FORNEL, M.; OGIEN, A.; QUÉRÉ, L. (ed.). L’ethonométhodologie une sociologie radicale. Paris: La découverte et Syros.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2008 Rosane Alencar

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.