O Discurso Sobre Práticas Democráticas em EAD
Resumo
Uma afirmação constante entre analistas do discurso pedagógico é a de que as aulas virtuais envolvem práticas mais democráticas que as aulas presenciais. Este trabalho busca discutir tal afirmação, baseando-se em dados de duas diferentes formas de interações pedagógicas pela internet: aula chat e interação pedagógica por e-mail.
Referências
AMARO, R. R. (s/d). A exclusão social hoje. Disponível em
www.triplov.com/ista/cadernos/cad_09/amaro.html. Data de acesso: 08/2006.
AOKI, K. 1995. Synchronous multi-users textual communication in international tele-collaboration. Disponível em http://www.firstmonday,dk/issues/issue2_11/Murphy. Data de acesso: 08/2006.
BARROS, K. S. M.; CRESCITELLI, M. F. C. 2007. Mídia Digital: Análise
Crítica do Discurso Eletrônico no Contexto Educacional. Comunicação apresentada no II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso, na Sessão Coordenada sobre Mídia: Análise Crítica de seus Discursos. São Paulo, USP — 08 a 10.08.07.
BELLONI, M. L. 1999. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados.
CASTELLS, M. 2003. Internet e sociedade em rede. In: D. MORAES. Por
uma outra comunicação. RJ, Record, p. 255-288.
CETIC. 2007. 2a Pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Informação e
da Comunicação no Brasil – ano 2006. Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Disponível em http://www.cetic.br. Data de acesso: 08/2007.
GOODIN, R. 1996. Inclusion and exclusion. Disponível em
www.brown.edu/Departments/Philosophy/homepages/estlund/goodin_review.pdf. Data de acesso: 08/2006.
LÉVY, P. 2003 [1a ed. 1999]. Cibercultura. São Paulo: Editora 34.
PAIVA, V. L. M. O. 2001. A sala de aula tradicional X a sala de aula virtual. In: Anais do Congresso da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 129-145. Disponível também em http://www.veramenezes.com/textos.htm. Data de acesso: 06/2007.
SELFE, C. (s/d). Redefining literacy: the multilayered grammars of computers. Disponível em http://www.hu.mtu.edu/~cyselfe/texts/redefine.html. Data de acesso:
/2006.
SELFE, C.; SELFE JR., R. (s/d,). The Politics of the Interface: power and its exercise in electronic contact zones. Disponível em http://www.hu.mtu.edu/~cyselfe/texts/politics.html. Data de acesso:08/2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Kazue Saito Monteiro de Barros, Mercedes Fátima de Canha Crescitelli Fátima de Canha Crescitelli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.