O Discurso Sobre Práticas Democráticas em EAD

Kazue Saito Monteiro de Barros, Mercedes Fátima de Canha Crescitelli Fátima de Canha Crescitelli

Resumo


Uma afirmação constante entre analistas do discurso pedagógico é a de que as aulas virtuais envolvem práticas mais democráticas que as aulas presenciais. Este trabalho busca discutir tal afirmação, baseando-se em dados de duas diferentes formas de interações pedagógicas pela internet: aula chat e interação pedagógica por e-mail.


Texto completo:

PDF

Referências


AMARO, R. R. (s/d). A exclusão social hoje. Disponível em

www.triplov.com/ista/cadernos/cad_09/amaro.html. Data de acesso: 08/2006.

AOKI, K. 1995. Synchronous multi-users textual communication in international tele-collaboration. Disponível em http://www.firstmonday,dk/issues/issue2_11/Murphy. Data de acesso: 08/2006.

BARROS, K. S. M.; CRESCITELLI, M. F. C. 2007. Mídia Digital: Análise

Crítica do Discurso Eletrônico no Contexto Educacional. Comunicação apresentada no II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso, na Sessão Coordenada sobre Mídia: Análise Crítica de seus Discursos. São Paulo, USP — 08 a 10.08.07.

BELLONI, M. L. 1999. Educação a Distância. Campinas: Autores Associados.

CASTELLS, M. 2003. Internet e sociedade em rede. In: D. MORAES. Por

uma outra comunicação. RJ, Record, p. 255-288.

CETIC. 2007. 2a Pesquisa sobre o uso das Tecnologias da Informação e

da Comunicação no Brasil – ano 2006. Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação. Disponível em http://www.cetic.br. Data de acesso: 08/2007.

GOODIN, R. 1996. Inclusion and exclusion. Disponível em

www.brown.edu/Departments/Philosophy/homepages/estlund/goodin_review.pdf. Data de acesso: 08/2006.

LÉVY, P. 2003 [1a ed. 1999]. Cibercultura. São Paulo: Editora 34.

PAIVA, V. L. M. O. 2001. A sala de aula tradicional X a sala de aula virtual. In: Anais do Congresso da Associação de Professores de Língua Inglesa do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte, p. 129-145. Disponível também em http://www.veramenezes.com/textos.htm. Data de acesso: 06/2007.

SELFE, C. (s/d). Redefining literacy: the multilayered grammars of computers. Disponível em http://www.hu.mtu.edu/~cyselfe/texts/redefine.html. Data de acesso:

/2006.

SELFE, C.; SELFE JR., R. (s/d,). The Politics of the Interface: power and its exercise in electronic contact zones. Disponível em http://www.hu.mtu.edu/~cyselfe/texts/politics.html. Data de acesso:08/2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

ISSN Edição Digital 2175-294X - ISSN Edições Impressas 0104-1320

www.ufpe.br/pgletras - www.pgletras.com.br 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.