O que há num Domínio Pedagógico?

Auteurs

  • Kazue Saito Monteiro de Barros Universidade Federal de Pernambuco

Résumé

Ao longo dos últimos anos, analistas dos gêneros discursivos têm utilizado o termo domínio discursivo em seus trabalhos. Muito freqüentemente, o conceito não é explicitado, parecendo ser assumido como auto-explicativo. Visando, como um objetivo maior, caracterizar melhor o chamado domínio pedagógico, este trabalho discute os critérios que têm sido mais utilizados para sua caracterização.

 

Biographie de l'auteur

Kazue Saito Monteiro de Barros, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Language And Linguistics pela University Essex, Grã-Bretanha (1991),é professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPE.

Références

Bakhtin, M.M. 1979. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Trad. M. Lahud & F. Oliveira. São Paulo: Hucitec.

______. 1992. Estética da Criação Verbal. Trad. M.E.G.G. Pereira. São Paulo: Martins Fontes.

Bazerman, C. 2005. Gêneros Textuais, Tipificação e Interação. Org. A.

Dionísio & J. Hoffnagel. Trad. J. Hoffnagel. São Paulo: Cortez.

Bernstein, B. 1990. Class, Codes and Control. Vol. 4: The Structuring of

Pedagogic Discourse. London: Routledge.

______. 1996 Pedagogy, symbolic control and identity: theory, research,

critique. London: Taylor & Francis.

Chouliaraki, L. 1999. Regulative practices in a ´progressivist´ classroom: ´good habits as a ´disciplinary technology`. Multilingual Matters & Channel View Publications. Volume 10 (2): 103-108.

Drew, P. & Heritage, J. (eds). 1992. Talk at Work. Interaction in Institutional

Settings. Cambridge: CUP.

Edmondson, W. 1985. Discourse worlds in the classroom and in foreign

language learning. Studies in Second Language Acquisition, 7: 159-168.

Ellis, R. 1990. Instructed Second Language Acquisition. Oxford: Blackwell.

Hall, C., Sarangi, S. & Slembrouck, S. 1999. Special representation and the categorization of the client in social work discourse. Text 14 (4): 539-570.

Hesler, S. & Francis, D. 2001. Is institutional talk a phenomenon? Reflections on ethnomethodology and applied conversational analysis. In A. McHoul & M. Rapley (eds), How to Analyse Talk in Institutional Settings. A casebook of Methods. London: Continuum, pp. 206-217.

Johns, A. M. 1995. Genre and pedagogical purposes. Journal of Second

Language Writing, 4 (2): 181-190.

Lave, J. & Wenger, E. 1991. Situated Learning. Cambridge: CUP.

Marcuschi (em prep). Gêneros Textuais: Constituição e Práticas Sóciodiscursivas. (versão mimeo de 2005)

McHoul, A. 1978. The organization of turns at formal talk in the classroom. Language in Society (7): 183-213.

Maynard, D. 1991. Interaction and asymmetry in clinical discourse. American Journal of Sociology, Vol. 97, No. 2 (Sep., 1991): 448-495.

Scollon, R., Bhatia, V., Li, D., Yung, V. 1999. Blurred Genres and Fuzzy

Identities in Hong Kong Public Discourse: Foundational Ethnographic Issues in the Study of Reading. Applied Linguistics. 20/1:22-43

Waring, H.Z. 2002. Displaying substantive recipiency in seminar discussion. Research on Language and Social Interaction, 35(4): 453-479.

Wenger, E. 1997. Communities of Practice. Learning, Meaning, and Identity. Cambridge: CUP.

Téléchargements

Publiée

2005-07-21

Comment citer

Barros, K. S. M. de. (2005). O que há num Domínio Pedagógico?. Revista Investigações, 18(2). Consulté à l’adresse https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1481

Numéro

Rubrique

Artigo - Linguística (seção livre)

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice