O ENUNCIADO “EU NÃO TENHO MEDO DA MUDANÇA” E SUA RELAÇÃO COM A MEMÓRIA DO DIZER

Autores

  • Ercília Ana Cazarin Universidade Regional Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Resumo

Apresentamos um exercício de leitura do enunciado EU NÃO TENHO MEDO DA MUDANÇA, proferido pela atriz Carmem Silva, em outubro/2004 e veiculado no horário eleitoral gratuito, segundo turno da campanha para prefeito de Porto Alegre. No texto, sob a ótica da análise do discurso, articulamos as noções de língua, de leitura e de interpretação. A primeira é base para que o discurso ocorra e pressupõe um sujeito que enuncia afetado pelo inconsciente e pela ideologia. A leitura é entendida como um processo de produção de sentido e, a interpretação, como gesto que remete à memória do dizer.

Biografia do Autor

Ercília Ana Cazarin, Universidade Regional Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Professora Celetista da Universidade Regional Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Referências

COURTINE, Jean Jacques. 1981. Quelques problèmes theoriques et

methodologiques en analyse du discours; à propos du discours communiste adressé aux chrétiens. Langages (62), juin.

COURTINE, Jean Jacques e MARANDIN, Jean Marie. Quel objet pour l'analyse de discours? In: Matérialités Discursives. Actes du Colloque, avril, 1980. Paris X - Nanterre Lille. Presses universitaires de Lille, 1981.

FOUCAULT, Michel. 1972. Arqueologia do Saber. Tradução de Luiz Felipe

Baeta Neves. Petrópolis: Vozes.

INDURSKY, Freda. 1997. A fala dos quartéis e as outras vozes. Tese de

Doutoramento, Campinas, 1992, publicada pela Editora da UNICAMP.

______. 1998. O sujeito e as feridas narcísicas dos lingüistas. In: Gragoatá, n. 5. Niterói, RJ: EdUFF, 2º sem.

______. 2001. Da heterogeneidade do discurso à heterogeneidade do texto e suas implicações no processo da leitura. In: ERNST-PEREIRA, Aracy; FUNCK, Susana Bornéo (orgs.). A leitura e a escrita como práticas discursivas. Pelotas: Educat.

LEANDRO FERREIRA, Maria Cristina. 2000. Da ambigüidade ao equívoco: a resistência da língua nos limites da sintaxe e do discurso. Porto Alegre: Editora da UFRGS.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. 1987. A linguagem e o seu funcionamento. Campinas: Pontes.

______. 1993. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 2. ed.,

Campinas: UNICAMP.

______. 1996. Interpretação; autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes.

______. 1999. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes.

______. 2001. Discurso e Texto: formulação e circulação dos sentidos.

Campinas: Pontes.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso (1975). Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi...[et.al.].Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 1988.

______. 1990a. A análise do Discurso: três épocas. Tradução de Jonas de A. Romualdo. In: GADET & HAK (org). Por uma análise automática do discurso. Campinas: UNICAMP.

______. 1990b. O discurso: estrutura ou acontecimento? Tradução de Eni Pulcinelli Orlandi. Campinas: Pontes.

______. 1999. Papel da memória. Tradução de José Horta Nunes. In:

ACHARD, Pierre...[et al]. Papel da Memória. Campinas: Pontes.

RODRIGUEZ, Carolina. 1998. Sentido, interpretação e história. In: ORLANDI, Eni P. (org.). A leitura e os leitores. Campinas: Pontes.

SAUSSURE, Ferdinand de. 1988. Curso de Lingüística Geral. 14. ed. São

Paulo: Cultrix.

SERRANI, Silvana M. 1993. A linguagem na pesquisa sociocultural: um estudo da repetição na discursividade. Campinas: UNICAMP.

Downloads

Publicado

21-07-2005

Como Citar

Cazarin, E. A. (2005). O ENUNCIADO “EU NÃO TENHO MEDO DA MUDANÇA” E SUA RELAÇÃO COM A MEMÓRIA DO DIZER. Revista Investigações, 18(2). Recuperado de https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1490

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)