As Mulheres de Tijucopapo e A Hora da Estrela: os entre-lugares onde Rísia e Macabéa (não) se encontram∗
Resumo
Este trabalho problematiza a formação identitária intra e entre espaços fronteiriços. Para tanto, enfatizamos a protagonista Rísia, de As Mulheres de Tijucopapo, cotejando-a com Macabéa, de A Hora da Estrela. Entendemos que mapear os possíveis pontos de identificação no trajeto migratório de cada uma das personagens nos permite uma reflexão sobre a relação entre identidade individual e coletiva. Tal mapeamento também nos fornece uma posição analítica propícia à compreensão das relações entre a identidade e os fluxos migratórios entre regiões.Referências
BERND, Zilá. 1998. Em busca do terceiro espaço. In: — Escrituras híbridas: estudos em literatura comparada interamericana. Porto Alegre:
Ed. UFRGS.
BHABHA, Homi. 2001. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: Editora UFMG.
CALADO, M. 1985. O valeroso lucideno e o triunfo da liberdade. Recife: FUNDARPE. Vol 2.
CIAMPA, Antônio. 1987. A história de Severino e a estória de Severina. São Paulo: Brasiliense.
FELINTO, Marilene. 1990. As mulheres de Tijucopapo. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora 34.
GOFFMAN, Erwing. 1985. A representação do eu na vida cotidiana. 4ed. Petrópolis, RJ: Vozes.
GOMES, Geruza. 1990. A experiência do vazio. Recife: Massangana, 1990.
HALL, Stuart. 2000. Cultural identity and diaspora. In: Diaspora and
visual culture. Ed. Nicholas Mirzoeff. London: Routledge.
______. 2002. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP & A editora.
JACQUES, Maria da Graça. 1998. Identidade. In: Psicologia Social
Contemporânea: livro-texto. Petrópolis, RJ: Vozes.
LISPECTOR, Clarice. 1999. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Rocco.
VIEIRA, S. K. 2001. Entre o céu e a terra: questões de identidade cultural em As mulheres de Tijucopapo, de Marilene Felinto. Dissertação
de Mestrado apresentada ao Curso de Mestrado em Letras da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza. (Sob orientação do Prof. Dr.
Sebastião Teoberto Mourão Landim)
SOUZA, Paulo Joaquim de. 1999. Livro de Macabeus. Formação Bíblica. In: Vanderley Sampaio (ed) O pescador — Garça (SP) - Ano II - Nº 14 – Abr.
WALTER, Roland. 2003. Prologue. In: Narrative Identities: (Inter)cultural In-Betweenness in the Américas. New York / Frankfurt: Peter Lang.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Carmen Sevilla Gonçalves dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.