Vozes de Eros: relações dialógicas no conto erótico “Palavras em busca de núpcias”, de Paulinho Assunção
Abstract
Como tema, tem-se o estudo do conto erótico “Palavras em busca de núpcias”, à luz do dialogismo bakhtiniano. Objetiva-se compreender o diálogo existente entre as vozes que se entrecruzam no conto, o que poderá colaborar para o entendimento do conceito de erotismo na literatura atual. A análise terá como fundamentação teórica os estudos de Bakhtin (1997; 1998; 2006). Quanto ao erotismo, serão utilizados Bataille (1980) e Paz (1994). Observou-se que o conto erótico é memória de outros textos, pelo seu caráter intertextual e interdiscursivo.
References
ASSUNÇÃO, P. Palavras em busca de núpcias. In: CLAVER, R. (Org.). 69/2 contos eróticos. Belo Horizonte: Leitura, 2006. p. 153-155.
BAKHTIN, M. Problemas da Poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.
______.Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. 4. ed. São Paulo: Editora UNESP, 1998.
______. Estética da criação verbal. 6. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
BATAILLE, G. O erotismo. 2. ed. Lisboa: Moraes, 1980.
CASTELLO BRANCO, L. O que é erotismo. São Paulo: Brasiliense, 1984. (Col. Primeiros Passos).
CAVALCANTI, G. H. Diante do Cântico dos Cânticos. Pernambuco – suplemento cultural do Diário Oficial do Estado. Entrevista. [s.d.]. Disponível em: <http://www.suplementopernambuco.com.br/index.php/edicoes-anteriores/629.html>. Acesso em: 25 set. 2013.
CLAVER, R. (Org.). 69/2 contos eróticos. Belo Horizonte: Leitura, 2006.
DURIGAN, J. A. Erotismo e literatura. São Paulo: Ática, 1985. (Série Princípios).
FIORIN, J. L. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2006a.
______. Interdiscursividade e intertextualidade. In: BRAIT, Beth (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006b.
MORSON, G. S.; EMERSON, C. Bakhtin: criação de uma prosaística. Trad. de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
OLIVEIRA, R. T. Para ler Camões. Rev. Let., São Paulo, v. 51, n. 1, p. 9-21, jan./jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: 26 set. 2013.
OLIVEIRA, M. A. de; PINHEIRO-MARIZ, J. A Cinderela mudou de ideia na ordem do dialogismo. XIII Encontro da ABRALIC. UEPB/UFCG – Campina Grande, PB. 10, 11 e 12 out. 2012. Disponível em: <http://eventosabralic.com.br/>. Acesso em: 4 set. 2013.
PAZ, O. A dupla chama: amor e erotismo. São Paulo: Siciliano, 1994.
SOBRAL, G. Pornografia e erotismo: linha tênue. Campus OnLine. Entrevista. 20 dez. 2012. Disponível em: <http://campus.fac.unb.br/cidade/item/2478-literatura-er%C3%B3tica-na-universidade>. Acesso em: 25 set. 2013.
SOUSA, R. Perspectivas sobre o feminino em alguns poemas de Bocage. CLEPUL: Lisboa, 2012. Disponível em: <http://www.lusosofia.net/textos /20121023-usa_rui_perspectivas_sobre_o_feminino_em_alguns_poemas_de_ bocage.pdf>. Acesso em: 25 set. 2013.
VIVES-ROCABERT, J. Sexualidade: o fogo da vida. Ide – psicanálise e cultura – erotismo. São Paulo, n. 41, jul. 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Rosana Letícia Pugina, Juscelino Pernambuco

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with Revista Investigações agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.