Reflexões bakhtinianas acerca da máscara autoral em “Historieta”, de Luiz Pacheco

Rosana Letícia Pugina

Resumo


De acordo com Bakhtin (2011), uma das principais formas de dialogismo na literatura é a relação entre autor e herói por meio da exotopia. Assim, propõe-se estudar os conceitos de autor e autoria em “Historieta” (2004), de Luiz Pacheco. O objetivo é compreender como as noções bakhtinianas sustentam o fio narrativo no conto ao mesmo tempo em que favorecem um jogo de máscaras entre autor, herói e personagem. A metodologia é exploratória, qualitativa e de cunho bibliográfico. No final, espera-se ter verificado as formas de constituição dialógica edificadas no conto por meio dos conceitos bakhtinianos de autor, autoria e exotopia.

Texto completo:

PDF

Referências


BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. Trad. Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1997.

______. Estética da criação verbal. 6. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

CORREIA, N. (Org.). Antologia de poesia portuguesa erótica e satírica. Lisboa: Antígona Frenesi, 2000.

FARACO, C. A. Autor e autoria. In: BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2006. p. 37-60.

GEORGE, J. P. Puta que os pariu! Biografia de Luiz Pacheco. Lisboa: Tinta da China, 2011.

MARCHEZAN, R. C. A noção de autor na obra de M. Bakhtin e a partir dela. Bakhtiniana, São Paulo, v. 10, n. 3, p. 186-204, set./dez. 2015. Disponível em: . Acesso em: 10 jun. 2019.

MARTINS, F. (Org.). O espelho libertino. São Paulo: Escrituras, 2007.

NARCISO, S. O caso autoral de Luiz Pacheco: alguns equívocos sobre a interpretação biografista de sua obra. Lisboa: Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias, 2012.

PACHECO, L. Historieta [1971]. In: GEORGE, J. P. Luiz Pacheco em Massamá ou o retrato do escritor quando alcoólico. Periférica, n. 8, 2004.

TEZZA, C. Sobre O autor e o herói – um roteiro de leitura. In: FARACO, C. A.; TEZZA, C.; CASTRO, G. de. (Orgs.). Diálogos com Bakhtin. 4. ed. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2007.






Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

ISSN Edição Digital 2175-294X - ISSN Edições Impressas 0104-1320

www.ufpe.br/pgletras - www.pgletras.com.br 

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.