Hermilo Borba Filho e o expressionismo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2017.230104Resumo
Neste artigo, busca-se observar e discutir, nas três peças de Hermilo Borba Filho – Electra no circo, João sem terra e A barca de ouro –, temas e procedimentos provenientes da dramaturgia expressionista, a fim de averiguar a dimensão da veia expressionista do “Teatro do Nordeste” na obra do autor pernambucano.
Referências
ABEL, Lionel. Metateatro: uma nova visão da forma dramática. Trad. Bárbara Heliodora. Rio de Janeiro: Zahar, 1968.
BORBA FILHO, Hermilo. O’Neill pelos universitários. Folha da Manhã. Recife, 11 ago. 1949.
______. Hermilo Borba Filho: teatro selecionando, vol. 1. Org. Leda Alves e Luís Augusto Reis. Rio de Janeiro: Funarte, 2007a.
______. Hermilo Borba Filho: teatro selecionando, vol. 2. Org. Leda Alves e Luís Augusto Reis. Rio de Janeiro: Funarte, 2007b.
IVERNEL, Philippe. L’abstraction et l’inflation tragiques dans le théâtre expressioniste allemand. In : BABLET, Denis ; JACQUOT, Jean (Dir.). L’Expressionisme dans le théâtre européen. Paris : CNRS, 1971, p. 77-91.
LIMA, Mariângela Alves de. Dramaturgia expressionista. In: GUINSBURG, J. (Org.). O expressionismo. São Paulo: Perspectiva, 2002, p. 189-221.
MAGALDI, Sábato. Panorama do teatro brasileiro. 5. ed. São Paulo: Global, 2001. MOURNIER, Catherine. L’Expressionisme dans l’Oeuvre d’Eugene O’Neill. In : BABLET, Denis ; JACQUOT, Jean (Dir.). L’Expressionisme dans le théâtre européen. Paris : CNRS, 1971, p. 329-340.
REIS, Luís Augusto da Veiga Pessoa. Fora de cena, no palco da modernidade: um estudo do pensamento teatral de Hermilo Borba Filho. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2009.
VASCONCELOS, Cláudia Maria de. Samuel Beckett e seus duplos: espelhos, abismos e outras vertigens literárias. São Paulo: Iluminuras, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Igor de Almeida Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.