Do “golpe” à universidade: análise de uma polêmica discursiva entre dois campos

Autores

  • Breno Rafael Martins Parreira Rodrigues Rezende Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237619

Resumo

Baseado no quadro teórico-metodológico de Análise do Discurso postulado por Maingueneau, proponho análise de uma polêmica em torno do “papel da universidade”, estabelecida entre a Universidade de Brasília e o Ministério da Educação. Trata-se de uma polêmica entre discursos de dois campos: acadêmico e político-administrativo. Para a análise considerei, especialmente, os conceitos de polêmica e competência discursiva. Pude demonstrar o processo de interincompreensão generalizada instaurado entre os posicionamentos considerados e pude descrever a grade semântica desses posicionamentos. Verifiquei que é o campo legislativo que se mostra como o “neutro” e responsável pelas convergências entre os dois posicionamentos.

Biografia do Autor

Breno Rafael Martins Parreira Rodrigues Rezende, Universidade Federal de Uberlândia

Doutorando em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Uberlândia. Suas pesquisas assumem como objeto as diferentes formas de produção e circulação de discursos, especialmente pelo viés da Análise do Discurso francófona.

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Publicado

29-12-2018

Como Citar

Rezende, B. R. M. P. R. (2018). Do “golpe” à universidade: análise de uma polêmica discursiva entre dois campos. Revista Investigações, 31(2), 86–105. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237619

Edição

Seção

Seção 2 – SOBRE RETROCESSOS E RESISTÊNCIA: OLHANDO PARA O GOLPE, AS OCUPAÇÕES, A EDUCAÇÃO