v. 31 n. 2 (2018): Revista Investigações - Linguística

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Dossiê temático: Discurso, educação, ciência e política(s): retrocessos e resistências

Organizadores: Fabiele Stockmans De Nardi (UFPE) e Washington S. de Farias (UFCG)

 
Publicado: 29-12-2018

Apresentação

Seção 1 – DISCURSOS EM DISPUTA NA BNCC: ENSINO, DEMOCRACIA, DIFERENÇA

  • Reforma do Ensino Médio e BNCC – Divisões, Disputas e Interdições de Sentidos

    Claudia Pfeiffer, Marisa Grigoletto
    7-25
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237561
  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Sentidos em disputa na lógica das competências

    Luciana Nogueira, Juciele Pereira Dias
    26-48
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238170
  • “Se a base da educação é a mesma, as oportunidades também serão”? A propaganda sobre educação no governo Temer

    Ronaldo Adriano de Freitas, Silmara Dela Silva
    49-71
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237922
  • Diversidade na aula de Língua Portuguesa: um olhar discursivo ao que diz a BNCC

    Mary Neiva Surdi da Luz, Jancileidi Hübner, Maria Cecília Halmenschlager Konzen
    72-85
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238078

Seção 2 – SOBRE RETROCESSOS E RESISTÊNCIA: OLHANDO PARA O GOLPE, AS OCUPAÇÕES, A EDUCAÇÃO

  • Do “golpe” à universidade: análise de uma polêmica discursiva entre dois campos

    Breno Rafael Martins Parreira Rodrigues Rezende
    86-105
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237619
  • Hoje a aula é na rua: as ressignificações do espaço de ensino

    Luiza Bedê Barbosa, Cinthia Yuri Galelli
    106-127
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238172
  • Entre a asfixia e a resistência: a “luta ideológica de movimento” em torno da educação nacional

    Bruna Maria de Sousa Santos, Washington Silva de Farias
    128-144
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238182

Seção 3 - QUESTÕES SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA: CINISMO, VERDADE E IDEOLOGIA NAS TRAMAS DO POLÍTICO

  • Eles não sabem o que fazem?: o discurso cínico e ideologia de gênero

    Mônica Ferreira Cassana
    145-163
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237498
  • O povo da fé e o pavor do sexo: jogos de verdade nos discursos acerca do PL Nº 582/2017 da cidade de Campina Grande/PB

    Louise Medeiros Pereira, Karoline Machado Freire Pereira, Francisco Vieira da Silva
    164-180
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237559
  • Construction de sens sur l’homosexualité dans des déclarations politico-religieuses

    Guilherme Figueira-Borges
    181-197
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.236818
  • Processos de significação em um guia de prevenção da violência sexual na infância

    Juliana Castro Santana
    198-223
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.236366
  • A representação social de negros e das cotas raciais em notícias da mídia on-line sobre candidato ao concurso do Itamaraty

    Francisco Higo Amorim, Mara Lúcia Castilho
    224-247
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.236997

Seção 4 – SUJEITO(S), LÍNGUA(S), INSTITUIÇÕES: RELAÇÕES DE CONTATO/CONFRONTO ENTRE O POLÍTICO E O SIMBÓLICO

  • O sujeito urbano escolarizado e as políticas de língua(s): de pobre a excluído

    Mariza Vieira da Silva
    248-263
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238188
  • Sentidos de legitimação do ensino bilíngue português-inglês: efeitos do discurso institucional

    Laura Fortes
    264-279
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238166
  • “Aqui hablamos portuñol”? Propaganda turística e “vontades de verdade” sobre o ensino de Língua espanhola no Brasil.

    Ângela Paula Nunes Ferreira, Maria Regina Baracuhy Leite
    280-301
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237564
  • O político na constituição do discurso do sujeito Xukuru do Ororubá: educação, memória e luta

    José Reginaldo Gomes de Santana, Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo
    302-317
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238143
  • O tradutor e intérprete de Libras/Língua Portuguesa em espaços educacionais no Maranhão: uma análise discursiva de editais de concursos

    Walquiria Pereora da Silva Dias
    318-338
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238163

Seção 5 – PROPOSTAS E POLÍTICAS DE ENSINO DE LÍNGUAS: MOVIMENTOS DE SUJEITOS E SENTIDOS

  • Das injunções institucionais à constituição da autoria: uma via para o trabalho com a leitura e a escrita na escola

    Maria José dos Santos, Maristela Cury Sarian
    339-367
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237522
  • A DITADURA MILITAR NO DISCURSO MIDIÁTICO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Pedro Luís Fagundes do Amaral, Carolina Fernandes
    368-390
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238164
  • Usos da língua tupi entre os Potiguara: qual Política Linguística em jogo?

    Hellen Cristina Picanço Simas, Regina Celi Mendes Pereira da Silva
    391-409
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238174

Seção 6 – RELAÇÕES ENTRE LÍNGUA E HISTÓRIA: UM OLHAR SOBRE OS LIVROS, A LEITURA E O PENSAMENTO LINGUÍSTICO

  • Língua e brasilidade no pensamento linguístico dos anos 1940-1960

    Cristine Gorski Severo, Ana Cláudia Fabre Eltermann
    410-428
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237555
  • Livros escolares e ensino de escrita: selecionando material entre a linguística e a história

    Cristian Henrique Imbruniz
    429-457
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237536
  • Sobre asfalto e flores: livro, leitura, literatura e biblioteca no Brasil pós-golpe de 2016

    André Magri Ribeiro de Melo
    458-483
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238171