Entre a asfixia e a resistência: a “luta ideológica de movimento” em torno da educação nacional
DOI:
https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238182Abstract
Neste artigo, buscamos compreender o funcionamento das políticas de significação dos discursos dos movimentos Escola sem Partido (MESP) e Professores contra o Escola sem Partido (MPCESP), inscritos em uma luta ideológica em torno do imaginário sobre a educação nacional. Entendemos que...References
BOLSONARO, E. Canal Fabio Iwamoto. Vídeo “Eduardo Bolsonaro critica doutrinação da Comissão de Educação”. YouTube, 02 de mai de 2016. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=A4dY_DtZRZg>. Acesso em: 23 de abr de 2018.
CARA, D. “Por que o Escola Sem Partido vai contra o papel da escola”. Educação Integral, 24 mai. 2018. Disponível em: <http://educacaointegral.org.br/reportagens/por-que-o-escola-sem-partido-vai-contra-o-papel-da-escola/>. Acesso em 28 de maio de 2018.
GRANTHAM, M. A moral e a ordem do repetível. In: INDURSKY, F. FERREIRA, M. L. (Org.). Os múltiplos territórios da análise do discurso. Porto Alegre: Editora Sagra, 1999. p. 216-229.
GRIGOLETTO, E; DE NARDI, F. (Des)politização e resistência no funcionamento dos processos de heroicização construídos pelo discurso da mídia. In: _______. (Org). Análise do discurso e sua história: avanços e perspectivas. Campinas, SP: Pontes Editores, 2016.
LAGAZZI-RODRIGUES, S. A negação no discurso político eleitoral: impossibilidade e inaceitabilidade. In: INDURSKY, F. FERREIRA, M. C. L. (Org.). Os múltiplos territórios da análise do discurso. Porto Alegre: Editora Sagra, 1999. p. 122-130.
NAGIB, M. "Homofobia não é assunto de sala de aula, defende fundador da Escola sem Partido". HuffPost Brasil, 24 fev. 2017b. Disponível em: <https://www.huffpostbrasil.com/2017/02/24/homofobia-nao-e-assunto-de-sala-de-aula-defende-fundador-da-es_a_21721269/>. Acesso em 05 de janeiro de 2018.
_______. Canal Verdade Política. Vídeo "Miguel Nagib adverte sobre a ideologia de gênero". YouTube, 13 de jun de 2017c. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=t3qdyJ7VSB4>. Acesso em: 22 de out de 2017.
ORLANDI, E. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 2. ed. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 1993.
________. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. 11. ed. Campinas, SP: Pontes, 2013.
ORLANDI, E. Discurso em análise: sujeito, sentido e ideologia. Campinas: Pontes Editores, 2016.
PAYER, M. O. Escrever, (d)enunciar a verdade, sugerir sentidos. In: MARIANI, B. (org.). A escrita e os escritos: reflexões em análise do discurso e em psicanálise. São Carlos: Claraluz, 2006, p. 59-70.
PÊCHEUX, M; WESSELIUS, J. A respeito do movimento estudantil e das lutas da classe operária: três organizações estudantis em 1968. In: ROBIN, Régine. História e linguística. São Paulo: Cultrix, 1977 [1973]. p. 265-282.
PÊCHEUX, M. Delimitações, inversões, deslocamentos. In: Caderno de estudos linguístico, n 19, Campinas: Unicamp, [1990] 1982, p. 07-24.
_______. Semântica e discurso. Uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas, SP: Ed. Unicamp, [1975] 2014.
RICOEUR, P. Ética e Moral. Trad. José Rosa. Corvilhã: Universidade da Beira Interior, 2011.
SINGER, A. As democracias passam por um momento muito difícil. São Paulo: Ipea: desafios do desenvolvimento, 28 mar. 2016. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=3231&catid=30>. Acesso em: 20 fev. de 2018.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Notícias do portal. Moção contra o Programa Escola sem Partido. Publicado em 03 de ago. de 2016. Disponível em: <http://www.uerj.br/lendo_noticia.php?id=1051>. Acesso em: 20 de nov. de 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2018 Bruna Maria de Sousa Santos, Washington Silva de Farias

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with Revista Investigações agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.