A DITADURA MILITAR NO DISCURSO MIDIÁTICO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238164

Resumo

Este artigo trata-se de uma pesquisa teórico-prática aplicada na Educação de Jovens e Adultos sobre o tema da ditadura militar no discurso midiático. Analisa-se, neste trabalho, a prática de leitura desenvolvida em sala de aula a partir da perspectiva teórica da Análise de Discurso, observando os movimentos de sentido nos gestos de interpretação dos alunos a partir dos conceitos de paráfrase e polissemia. Ao criarmos condições para a leitura polissêmica por meio do discurso pedagógico polêmico, observou-se que os alunos interpretam mobilizando o arquivo e as filiações ideológicas nos textos da imprensa de modo a desfazer sua aparente neutralidade.

Biografia do Autor

Pedro Luís Fagundes do Amaral, UNIPAMPA

Mestre em Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Pampa e professor da rede pública estadual do Rio Grande do Sul.

Carolina Fernandes, Unipampa

Doutora em Letras pela UFRGS, Mestre em estudos da linguagem pela UFRGS, Profa. Adjunta do curso de Letras e do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas da UNIPAMPA.  Líder do grupo de pesquisa Estudos Pecheutianos.

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Publicado

29-12-2018

Como Citar

do Amaral, P. L. F., & Fernandes, C. (2018). A DITADURA MILITAR NO DISCURSO MIDIÁTICO: UMA ABORDAGEM DISCURSIVA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Revista Investigações, 31(2), 368–390. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238164

Edição

Seção

Seção 5 – PROPOSTAS E POLÍTICAS DE ENSINO DE LÍNGUAS: MOVIMENTOS DE SUJEITOS E SENTIDOS