Vol. 31 No. 2 (2018): Revista Investigações - Linguística

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Dossiê temático: Discurso, educação, ciência e política(s): retrocessos e resistências

Organizadores: Fabiele Stockmans De Nardi (UFPE) e Washington S. de Farias (UFCG)

 
Published: 2018-12-29

Apresentação

Seção 1 – DISCURSOS EM DISPUTA NA BNCC: ENSINO, DEMOCRACIA, DIFERENÇA

  • Reforma do Ensino Médio e BNCC – Divisões, Disputas e Interdições de Sentidos

    Claudia Pfeiffer, Marisa Grigoletto
    7-25
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237561
  • Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Sentidos em disputa na lógica das competências

    Luciana Nogueira, Juciele Pereira Dias
    26-48
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238170
  • “Se a base da educação é a mesma, as oportunidades também serão”? A propaganda sobre educação no governo Temer

    Ronaldo Adriano de Freitas, Silmara Dela Silva
    49-71
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237922
  • Diversidade na aula de Língua Portuguesa: um olhar discursivo ao que diz a BNCC

    Mary Neiva Surdi da Luz, Jancileidi Hübner, Maria Cecília Halmenschlager Konzen
    72-85
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238078

Seção 2 – SOBRE RETROCESSOS E RESISTÊNCIA: OLHANDO PARA O GOLPE, AS OCUPAÇÕES, A EDUCAÇÃO

  • Do “golpe” à universidade: análise de uma polêmica discursiva entre dois campos

    Breno Rafael Martins Parreira Rodrigues Rezende
    86-105
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237619
  • Hoje a aula é na rua: as ressignificações do espaço de ensino

    Luiza Bedê Barbosa, Cinthia Yuri Galelli
    106-127
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238172
  • Entre a asfixia e a resistência: a “luta ideológica de movimento” em torno da educação nacional

    Bruna Maria de Sousa Santos, Washington Silva de Farias
    128-144
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238182

Seção 3 - QUESTÕES SOBRE GÊNERO, SEXUALIDADE E RAÇA: CINISMO, VERDADE E IDEOLOGIA NAS TRAMAS DO POLÍTICO

Seção 4 – SUJEITO(S), LÍNGUA(S), INSTITUIÇÕES: RELAÇÕES DE CONTATO/CONFRONTO ENTRE O POLÍTICO E O SIMBÓLICO

Seção 5 – PROPOSTAS E POLÍTICAS DE ENSINO DE LÍNGUAS: MOVIMENTOS DE SUJEITOS E SENTIDOS

Seção 6 – RELAÇÕES ENTRE LÍNGUA E HISTÓRIA: UM OLHAR SOBRE OS LIVROS, A LEITURA E O PENSAMENTO LINGUÍSTICO

  • Língua e brasilidade no pensamento linguístico dos anos 1940-1960

    Cristine Gorski Severo, Ana Cláudia Fabre Eltermann
    410-428
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237555
  • Livros escolares e ensino de escrita: selecionando material entre a linguística e a história

    Cristian Henrique Imbruniz
    429-457
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.237536
  • Sobre asfalto e flores: livro, leitura, literatura e biblioteca no Brasil pós-golpe de 2016

    André Magri Ribeiro de Melo
    458-483
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2018.238171