Atitudes de leitura e efeitos de sentidos na escrita de dissertações do ProfLetras

Valnecy Oliveira Corrêa Santos, Sulemi Fabiano Campos

Resumo


Neste texto, investigo os efeitos de sentido(s) materializados na escrita de duas dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), por meio do uso dos termos texto e gênero discursivo. Para tanto, ancoro-me nos fundamentos da Análise do Discurso, através dos quais mobilizo conceitos como memória e interdiscurso. A análise dos dados aponta que os efeitos de sentido(s) construído(s) pelo uso dos termos texto e gênero discursivo, resultam em processos discursivos por metonímia e sinonímia. Esses processos revelam como a força coercitiva do discurso Outro interfere na articulação entre o dizer do sujeito professor e o dizer teórico.

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Referências


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Revista Investigações - Linguística e Teoria Literária. Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco.

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