As tecnologias digitais de informação e comunicação na ótica de professores: análises discursivas

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253871

Mots-clés :

tecnologias digitais de informação e comunicação, análise de discurso, letramento, professor.

Résumé

Ancorados na Análise de Discurso francesa, na Teoria Sócio-Histórica do Letramento e nas Ciências da Educação, apresentamos resultados de pesquisa de mestrado, analisando o discurso de sujeitos-professores sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em três escolas públicas de Ribeirão Preto. A pesquisa contou com sete entrevistas audiogravadas e, após a transcrição, tecemos gestos interpretativos. As formações discursivas nas quais os sujeitos-professores se inscrevem são atravessadas por discursos outros e, assim, reduzem o processo ensino-aprendizagem a uma função técnica. Urge dialogar em cursos de formação sobre as (im)possibilidades de atuação docente aliadas às tecnologias na educação.

Bibliographies de l'auteur

Renata Maira Tonhão Bolson, Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto

Mestre em Ciências pelo Programa Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP – USP). Professora no Ensino Fundamental I e II. 

Filomena Elaine Paiva Assolini, Universidade de São Paulo

Docente da Universidade de São Paulo (USP), onde ministra aulas para a Graduação e Pós-Graduação em Educação. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Alfabetização, Leitura e Letramento, GEPALLE.

Références

ACHARD, P. et al. Papel da memória. Tradução e introdução de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.

ASSOLINI, F. E. P. Pedagogia da leitura parafrástica. 1999. 283 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 1999.

ASSOLINI, F. E. P. Interpretação e Letramento: os pilares de sustentação da autoria. 2003. 269 f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Departamento de Psicologia e Educação, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2003.

ASSOLINI, F. E. P. O discurso lúdico na sala de aula: letramento, autoria e subjetividade. In: ASSOLINI, F. E. P.; LASTÓRIA, A. C. (orgs.). Diferentes linguagens no contexto escolar: questões conceituais e apontamentos metodológicos. Florianópolis: Insular, 2013. p. 33-52.

ASSOLINI, F. E. P. Relatório Final de Pós-Doc. Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2017. 85 f.

BARROS, Manoel de. Manoel de Barros: Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2010.

BOLSON, R. M. T. O discurso de sujeitos-professores sobre as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação: sentidos em movimento. 2019. 144 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2019.

BUZATO, L. R. O binômio comunicação e educação: coexistência e competição. Cad. Pesqui. [on-line], [s. l.], n. 106, p. 1-46, 1999. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/n106/n106a03.pdf. Acesso em: 07 fev. 2021.

CAPURRO, R.; Hjorland, B. O conceito de informação. Revista Perspectivas em Ciência da Informação, [s. l.], v. 12, n. 1, p. 148-207, jan./abr. 2007.

CASTELLS, M. A sociedade em rede (a era da informação: economia, sociedade e cultura, v. 1). 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CASTELLS, M.; CARDOSO, G. (org.). A Sociedade em Rede: do conhecimento à ação política. Conferência. Belém: Imprensa Nacional, 2005.

CAZARIN, E. A. Gestos interpretativos na configuração metodológica de uma FD. Revista Organon, Porto Alegre, v. 24, n. 48, 2010.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1998.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

CHARLOT, B. Da relação com o saber às práticas educativas. São Paulo: Cortez, 2013.

COURTINE, J. J. Análise do discurso político: o discurso comunista endereçado aos cristãos. São Carlos: EdUFSCar, 2009.

COURTINE, J. J. Definição de orientações teóricas e construção de procedimentos em Análise do Discurso. Policromia – Revista de Estudos do Discurso, Imagem e Som, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 14-35, set. 2016.

DI FELICE, M. Das tecnologias da democracia para as tecnologias da colaboração. In: DI FELICE, M. (org.). Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. p. 17-61.

FERNANDES, C. A. Análise do discurso: reflexões introdutórias. 2. ed. São Carlos: Claraluz, 2008.

FISCHER, S. R. Uma breve história da linguagem. Tradução de Flávia Coimbra. Osasco: Novo Século, 2009.

HENRY, P. Os fundamentos teóricos da “análise automática do discurso” de Michel Pêcheux (1969). In: GADET, F.; HAK, T. (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução de Bethania S. Mariani et al. 5. ed. Campinas: Unicamp, 2014. p. 11-38.

KLEIMAN. A. B. Letramento e suas implicações para o ensino de língua materna. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 1-25, dez. 2007.

LIVINGSTONE, S. Internet literacy: a negociação dos jovens com as novas oportunidades on-line. MATRIZes, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 11-42, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v4i2p11-42. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38290. Acesso em: 29 abr. 2022.

MAINGUENEAU, D. Gênese dos discursos. Curitiba: Criar Edições, 2005.

MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. In: VI COLÓQUIO/I INSTITUTO DA ASSOCIAÇÃO LATINO-AMERICANA DE ESTUDOS DO DISCURSO, 2016, São Carlos. Minicurso [...]. São Carlos: Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso, 2016.

MALDIDIER, D. A inquietação do discurso: (Re)ler Michel Pêcheux Hoje. Tradução Eni P. Orlandi. Campinas: Pontes, 2003.

NÓVOA, A. O passado e o presente dos professores. In: NÓVOA, A. et al. (org.). Profissão professor. Portugal: Porto, 1999. p. 13-34.

ORLANDI, E. P. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. Campinas: Unicamp, 2007.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 8. ed. Campinas: Pontes, 2009.

ORLANDI, E. P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 2011.

ORLANDI, E. P. Discurso e leitura. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2012a.

ORLANDI, E. P. Discurso em análise: sujeito, sentido, ideologia. Campinas: Pontes, 2012b.

PÊCHEUX, M. Papel da memória. In: ACHARD, P. et al. (org.). Papel da memória. Tradução e introdução de José Horta Nunes. Campinas: Pontes, 1999.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Tradução de Eni P. Orlandi. 5. ed. Campinas: Pontes, 2008.

PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69). In: GADET, F.; HAK, T. (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Unicamp, 2014a. p. 59-158.

PÊCHEUX, M. Análise de discurso: três épocas. [1983]. In: GADET, F.; HAK, T. (org.). Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Tradução de Bethania S. Mariani et al. 5. ed. Campinas: Unicamp, 2014b. p. 307-315.

PÊCHEUX, M. Ler o arquivo hoje. In: ORLANDI, E. P. et al. (org.). Gestos de leitura: da história no discurso. 4. ed. Campinas: Unicamp, 2014c. p. 57-67.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Tradução de Eni P. Orlandi et al. Campinas: Unicamp, 2014d.

PIMENTA, S. G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 20-62.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (org.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

POSTMAN. N. O fim da educação: redefinindo o valor da escola. Tradução de Casssilda Alcobia. Relógio D’Água Editores, 2002 [1995].

PRIMO, A. F. T. Interação mútua e reativa: uma proposta de estudo. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 7, n. 12, p. 81-92, jun. 2000.

SANTAELLA, L. A aprendizagem ubíqua na educação aberta. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristovão, v. 7, n. 14, p. 15-22, set./dez. 2014.

TFOUNI, L. V. Letramento e alfabetização. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2010a. (Coleção questões da nossa época, v. 15).

TFOUNI, L. V. (org.). Letramento, escrita e leitura: questões contemporâneas. Campinas: Mercado de Letras, 2010b. (Coleção Letramento, Educação e Sociedade).

TORRES, J. C. Cyborcracia: entre a gestão digital dos territórios e as redes sociais digitais. In: DI FELICE, M. (org.). Do público para as redes: a comunicação digital e as novas formas de participação social. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. p. 227-285.

VEIGA-NETO, A. É preciso ir aos porões. Revista Brasileira de Educação (Impresso), Rio de Janeiro, v. 17, n. 50, p. 267-282, maio/ago. 2012.

Publiée

2022-12-28

Comment citer

Bolson, R. M. T., & Assolini, F. E. P. (2022). As tecnologias digitais de informação e comunicação na ótica de professores: análises discursivas. Revista Investigações, 35(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253871

Numéro

Rubrique

Dossiê: Tecnologias e mídias: discursividades e(m) disputa(s)

Articles similaires

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.