Discursos em conflito: estratégias bolsonaristas para deslegitimar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia através do Twitter

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253963

Palavras-chave:

CPI da pandemia, bolsonarismo, twitter, Análise do Discurso Crítica (ADC).

Resumo

Este artigo investiga as práticas discursivas de apoiadores do presidente Bolsonaro no Twitter durante a CPI da Pandemia. A análise é fundamentada teoricamente por Chouliaraki e Fairclough (1999) e Fairclough (2003), em diálogo com discussões interdisciplinares sobre o debate político nas mídias sociais (CESARINO, 2020; KHOSRAVINIK, 2017a, 2017b). O estudo é qualitativo, realizado através das hashtags #RenanVagabundo e #CPIdoCirco. Identificamos diferentes práticas discursivas que foram agrupadas em duas categorias: a deslegitimação da CPI através da representação negativa dos senadores e uma representação do processo da CPI enquanto uma tentativa de autopromoção de opositores do presidente.

Biografia do Autor

Cássio Morosini, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Linguística Teórica e Descritiva pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Membro do Grupo de Estudos Cognição, Educação, Imigração e Refúgio (GECEIR).

Referências

BARONAS, R. L.; COSTA, J. L.; PONSONI, S. Os tecnografismos a partir da hashtag #EleNão. Discurso & Sociedad, [s. l.], v. 13, n. 3, p. 515-533, 2019.

BERGER, J.; MILKMAN, K. L. What Makes Online Content Viral? Journal of Marketing Research, [s. l.], v. 49, p. 192-205, 2012.

CESARINO, L. On digital populism in Brazil. PoLAR: Political and Legal Anthropological Review, 2019a. Disponível em: https://polarjournal.org/2019/04/15/on-jair-bolsonaros-digital-populism/. Acesso em: 18 ago. 2021.

CESARINO, L. Identidade e representação no bolsonarismo: corpo digital do rei, bivalência neoliberalismo-conservadorismo e pessoa fractal. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 62, n. 3, p. 530-557, 2019b.

CESARINO, L. Como vencer uma eleição sem sair de casa: a ascensão do populismo digital no Brasil. Internet & sociedade, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 91-120, 2020.

CHANDLER, R. C. Meme World Syndrome: A Critical Discourse Analysis of the First World Problems and Third World Success Internet Memes. 90 f. 2013. Dissertação (Mestrado em Comunicação). University of Central Florida. Orlando, 2013.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: Rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.

DOBRIN, D. The hashtag in digital activism: a cultural revolution. Journal of Cultural Analysis and Social Change, Amsterdam, v. 5, n. 1, p. 1-14, 2020.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: Textual analysis for social research. London: Routledge, 2003.

FAIRCLOUGH, N. Análise crítica do discurso como método em pesquisa social científica. Tradução de Iran Ferreira de Melo. Linha d’água, São Paulo, v. 25, n. 2, p. 307-329, 2012.

FLORINDO, P. P. Ethos: um percurso da retórica à análise do discurso. Revista Pandora Brasil, [s. l.], n. 47, p. 1-8, 2012.

FORCEVILLE, C. The identification of target and source in pictorial metaphors. Journal of Pragmatics, [s. l.], v. 24, p. 1-14, 2002.

FUCHS, C. Web 2.0, prosumption and surveillance. Surveillance and society, [s. l.], v. 8, n. 3, p. 288-309, 2011.

GAZETA DO POVO. Deputada Carla Zambelli ironiza placa de Renan Calheiros na CPI da Covid, 2021. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/breves/deputada-carla-zambelli-ironizaplaca-de-renan-calheiros-na-cpi-da-covid/. Acesso em: 8 set. 2021.

GIELOW, I. Datafolha: Reprovação a Bolsonaro sobre a 51%, novo recorde do presidente. Folha de São Paulo, 2021. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2021/07/datafolha-rejeicao-a-bolsonaro-sobe-a51-novo-recorde-do-presidente.shtml. Acesso em: 18 ago. 2021.

GOMES, M. C. A.; CARVALHO, A. B. Ressignificação e agência: analisando a hashtag #coisadeviado, no prelo.

KALIL, I. Quem são e no que acreditam os eleitores de Jair Bolsonaro. São Paulo: FESPSP, 2018.

KALIL, I. et al. Politics of fear in Brazil: Far-right conspiracy theories on COVID-19. Global discourse: an interdisciplinary journal of current affairs, Bristol, v. 11, n. 3, p. 409-425, 2021.

KHOSRAVINIK, M.; UNGER, J. Critical discourse studies and social media: power, resistance and critique in changing media ecologies. In: WODAK, R.; MEYER, M. (orgs.). Methods of critical discourse studies. Los Angeles: Sage, 2016. p. 205-233.

KHOSRAVINIK, M. Social media critical discourse studies (SM-CDS). In: FLOWERDEW, J.; RICHARDSON, J. (orgs.). Handbook of Critical Discourse Analysis. London: Routledge, 2017a. p. 582-596.

KHOSRAVINIK, M. Right wing populism in the West: Social Media Discourse and Echo Chambers. Insight Turkey, [s. l.], v. 19, n. 3, p. 53-58, 2017b.

LACLAU, E. On populist reason. London: Verso, 2005.

LIMA-NETO, V.; OLIVEIRA, E. G. Memes no Facebook: letramento crítico na escola pública a partir do humor. Periferia, Rio de Janeiro, v. 11, n. 1, p. 33-53, 2019.

RAMALHO, V. C. V. S. Ideologia e representação de atores sociais: a invasão ao Iraque. Revista Investigações, Recife, v. 18, p.195-206, 2005.

SILVA, R. R. A. Bolsonarismo, eleições e redes sociais: uma análise das estratégias discursivas dos deputados supervotados do PSL no Facebook. 130 f. 2020. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.

SOARES, I. Bolsonaro volta a atacar CPI e chama Randolfe de “senador saltitante”. Correio Braziliense, 2021. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/politica/2021/07/4935096-bolsonaro-volta-aatacar-cpi-e-chama-randolfe-de-senador-saltitante.html. Acesso em: 08 dez. 2022.

TEIXEIRA, R. Internautas enviaram 396 perguntas em apenas um dia de CPI. Rádio Senado, 2021. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2021/06/14/internautas-enviaram-396-perguntas-em-apenas-um-dia-de-cpi. Acesso em: 18 ago. 2021.

VAN LEEUWEN, T. Critical Discourse Analysis and Multimodality. In: HART, C.; CAP, P. (orgs.). Contemporary Critical Discourse Studies. London: Bloomsbury, 2014. p. 121-146.

VENTURA, D.; REIS, R. A linha do tempo da estratégia federal de disseminação da Covid-19: um ataque sem precedentes aos direitos humanos no Brasil. Boletim Direitos na Pandemia, São Paulo, v. 10, p. 6-31, 2021. Disponível em https://www.conectas.org/publicacao/boletim-direitos-na-pandemia-no-10/. Acesso em: 1 set. 2021.

VENTURINI, T. From fake to junk news: the data politics of online virality. In: BIGO, D.; ISIN, E.; RUPPERT, E. (orgs.). Data Politics: Worlds, Subjects, Rights. London: Routledge, 2019. p. 123-144.

VISCARDI, J. M. Fake news, verdade e mentira sob a ótica de Jair Bolsonaro no Twitter. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 59, p. 1134-1157, 2020.

VON BÜLOW, M.; DIAS, T. O ativismo de hashtags contra e a favor do impeachment de Dilma Rousseff. Revista Crítica de Ciências Sociais, [s. l.], v. 120, p. 5-32, 2019.

WAŚNIEWSKA, M. A Dog or a Wolf: The role of connotations in animalistic metaphors and the process of dehumanisation. New Horizons in English Studies, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 3-17. 2018.

WERNECK, N. CPI da COVID: #RenanVagabundo é a tag mais usada por robôs no Twitter. Estado de Minas, 2021. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/politica/2021/05/14/interna_politica,1266710/cpida-covid-renanvagabundo-e-a-tag-mais-usada-por-robos-no-twitter.shtml. Acesso em: 18 ago. 2021.

WODAK, R. Politics of fear: the shameless normalization of far-right discourse. London: Sage, 2020.

ZACHARIAS, B. CPI da Pandemia gera 11,8 milhões de publicações no Twitter. CNN Brasil, 2021. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/politica/cpi-da-pandemiagera-11-8-milhoes-de-publicacoes-no-twitter/. Acesso em: 1º set. 2021.

Downloads

Publicado

28-12-2022

Como Citar

Morosini, C. (2022). Discursos em conflito: estratégias bolsonaristas para deslegitimar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia através do Twitter. Revista Investigações, 35(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2022.253963

Edição

Seção

Dossiê: Tecnologias e mídias: discursividades e(m) disputa(s)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.