v. 34 n. 2 (2021): Revista Investigações - Linguística

					Visualizar v. 34 n. 2 (2021): Revista Investigações - Linguística
Publicado: 22-12-2021

Artigo - Linguística (seção livre)

  • Escrita acadêmica e organização retórica da introdução de artigos científicos em duas áreas disciplinares

    Benedito Gomes Bezerra, Iraci Nobre da Silva, Amanda Cavalcante de Oliveira Lêdo
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.247148
  • “Vamos falar do tempo?”: uma análise da evolução do gênero discursivo previsão do tempo

    Nívea Rohling, Aline Cristina de Souza Folloni, Ana Paula Pinheiro da Silveira
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.250819
  • As (des)construções de identidade de gênero na página do facebook “Orgulho de ser hetéro”: sob uma abordagem crítica do discurso

    Igor Pires Zem El-Dine, Alexandra Bittencourt de Carvalho, Maria Carmen Aires Gomes
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.247493
  • O real e a metáfora: “mãozinhas” em discurso

    Lucília Maria Abrahão e Sousa, André Cavalcante, Thales de Medeiros Ribeiro
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.251021
  • Definições do termo lockdown em decretos de prefeituras do Rio Grande do Norte: questões biopolíticas e de governamentalidade no enfrentamento ao novo coronavírus

    Victor Rafael Nascimento Mendes, Francisco Vieira da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.248517
  • Emersão do sujeito-autor: indícios de autoria em textos escolares

    Ana Carolina Almeida de Barros Albuquerque, Siane Gois Cavalcanti Rodrigues
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.250300
  • Do “não ousem contestar” ao “cala a boca!”: efeitos de sentido do discurso autoritário

    Fábio Jesus Esteves, Sóstenes Ericson Vicente da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.251102
  • Análise narrativa e memória social: retratos em pequenas estórias da comunidade Arara em Teixeira de Freitas (BA)

    Bougleux Bomjardim da Silva Carmo
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.251281
  • Antropoceno: a construção discursiva de um conceito

    Maria Clara Catanho Cavalcanti
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.247502
  • Literature in EFL classes: four teachers' experiences in Brazil

    Anna Carolyna Ribeiro Cardoso, Neuda Alves do Lago
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.247565
  • Uma reflexão crítica sobre a representação social do discurso de ódio

    Jhussyenna Reis de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.248457
  • Quando a lamentação leva à adesão: o Twitter enquanto suporte para a construção do ethos discursivo

    Albylene da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.247609
  • “A burguesia fede”: uma análise da formação discursiva na canção de Cazuza

    Hudson Marques da Silva, Josimere Maria da Silva, Davi da Silva Gouveia
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.250240
  • O discurso em notícias falsas sobre universidades brasileiras: uma perspectiva semiolinguística

    Julia Caroline Goulart Blank, Luis Henrique Boaventura, Ernani Cesar de Freitas
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.251183
  • A construção do ponto de vista em comentários on-line no Facebook

    Denise Lima Gomes da Silva
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.248451
  • Da linguística geral à poética do traduzir: a atividade de escuta na tradução

    Daiane Neumann, Antonella Romina Savia Vidales
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.250163
  • O tratamento da concordância verbal no livro didático “Português: Linguagens”: um estudo sociolinguístico e uma proposta de atividade

    Gabriella Cristina Vaz Camargo, Simony Alves de Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.248580
  • Saussure frente a seus contemporâneos: uma análise das questões relativas ao sentido nos primeiros capítulos do manuscrito De l’Essence Double du Langage

    Maurício Marques Sortica
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.251212
  • O apagamento do /R/ em coda final de nomes e verbos infinitivos na escrita escolar de alunos do 8º ano

    Amanda Cristina de Freitas, Mariana Fagundes de Oliveira Lacerda
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.251221
  • (Re)Ler o manifesto “A Pedagogy of Multiliteracies: Designing Social Futures” hoje

    Ricardo Tavares Martins
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.251286

Tradução

  • Transmodalidade em/e processos de produção: mudando disposições e práticas

    Jody Shipka, Jailine Mayara Sousa de Farias
    DOI: https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.249198