Transmodalidade em/e processos de produção: mudando disposições e práticas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.249198

Palavras-chave:

composição, transmodalidade, ensino de escrita.

Resumo

Neste artigo, Jody Shipka reflete sobre a natureza multissemiótica das práticas composicionais a partir de uma abordagem transmodal. A autora chama a atenção para a necessidade de mudança de disposições e práticas para abarcar a complexa diversidade de processos, sobreposições, diálogos, semioses, agências e materialidades envolvidas na produção de sentidos. Para além de práticas grafocêntricas, Shipka defende o trabalho com a diferença enquanto recurso para construção e negociação de sentidos, de forma a ampliar a consciência retórica dos alunos e desenvolver sua fluência composicional, permitindo a reflexão sobre a variedade de convenções, tecnologias, materiais e práticas mobilizadas no processo composicional.

Biografia do Autor

Jody Shipka, Universidade de Maryland

Professora associada de inglês na Universidade de Maryland, Baltimore, EUA. Autora de "Toward a composition made whole" e editora de "Play! A collection of toy camera photographs". Tem trabalhos publicados na College Composition and Communication, Enculturation, Kairos, Text and Talk, Writing Selves/Writing Societies e outros.

Jailine Mayara Sousa de Farias, Universidade Federal da Paraíba; Universidade Federal de Pernambuco

Professora do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB); Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Referências

BAWARSHI, Anis. Beyond the Genre Fixation: A Translingual Perspective on Genre. College English, v.78, n.3, p.243-49, 2016.

BENNETT, Jane. Vibrant Matter: A Political Ecology of Things. Durham: Duke University Press, 2010.

CANAGARAJAH, A. Suresh. Toward a Writing Pedagogy of Shuttling between Multilingual Writers. College English, v.68, n.6, p. 589-604, 2006.

CANAGARAJAH, A. Suresh. Translingual Writing and Teacher Development in Composition. College English, v. 78, n.3, p. 265-273, 2016.

CUSHMAN, Ellen. Translingual and Decolonial Approaches to Meaning Making. College English, v.78, n.3, p. 234-242, 2016.

FRAIBERG, Steven. Composition 2.0: Toward a Multilingual and Multimodal Framework. College Composition and Communication, v.62, n.1, p.100-126, 2010.

GUERRA, Juan C. Cultivating a Rhetorical Sensibility in the Translingual Writing Classroom. College English, v. 78, n.3, p. 228-233, 2016.

HIGHMORE, Ben. Ordinary Lives: Studies in the Everyday. London: Routledge, 2010.

HORNER, Bruce; LOCKRIDGE, Tim; SELFE, Cynthia L. Translinguality, Transmodality, and Difference: Exploring Dispositions and Change in Language and Learning. [Digital monograph]. Intermezzo/Enculturation, 2015.

HORNER, Bruce; LU, Min-Zhan; ROYSTER, Jacqueline Jones; TRIMBUR, John. Language Difference in Writing: Toward a Translingual Approach. College English, v. 73, n.3, p. 303-313, 2011.

HORNER, Bruce; SELFE, Cynthia. Translinguality/Transmodality Relations: Snapshots from a Dialogue. Working paper series. University of Louisville, 2013.

JORDAN, Jay. Material Translingual Ecologies. College English, IIA, 2015, p.360-378.

KRESS, Gunther. Before Writing: Rethinking the Paths to Literacy. New York: Routledge, 1997.

LATOUR, Bruno. Reassembling the Social: An Introduction to Actor-Network-Theory. Oxford: Oxford University Press, 2005.

LU, Min-Zhan; HORNER, Bruce. Translingual Literacy, Language Difference, and Matters of Agency. College English, v. 75, n.6, p. 582-607, 2013.

MICCICHE, Laura R. Writing Material. College English, v 76, n.6, p. 488-505, 2014.

PRIOR, Paul A.; HENGST, Julie A. (eds.). Exploring Semiotic Remediation as Discourse Practice. New York: Palgrave Macmillan, 2010.

PRIOR, Paul; SHIPKA, Jody. Chronotopic Lamination: Tracing the Contours of Literate Activity. In: BAZERMAN, Charles; RUSSELL, David (Eds.). Writing Selves, Writing Society: Research from Activity Perspectives. Fort Collins: WAC Clearinghouse, 2003.

SHIPKA, Jody. Toward a Composition Made Whole. Pittsburgh: University of Pittsburgh, 2011.

SIRE, Geoffrey. English Composition as a Happening. Logan: Utah State University Press, 2002.

SOHAN, Vanessa Kraemer. ‘But a quilt is more': Recontextualizing the Discourse(s) of the Gees Bend Quilts. College English, v. 77 A, p. 290-312, 2015.

Downloads

Publicado

22-12-2021

Como Citar

Shipka, J., & Farias, J. M. S. de. (2021). Transmodalidade em/e processos de produção: mudando disposições e práticas. Revista Investigações, 34(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2021.249198

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.