O uso da cor na HQ O despertar de Cthulhu: uma análise multimodal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.259598

Palavras-chave:

multimodalidade, quadrinhos, Gramática do Design Visual

Resumo

Este artigo visa analisar como a cor é utilizada para a construção dos sentidos na HQ O despertar de Cthulhu. Para embasar a discussão, partimos da multimodalidade (KRESS; VAN LEEUWEN, 2006; KRESS, 2010). O corpus se constitui de três histórias da HQ. Para a análise, foram escolhidas as categorias de modalidade, da metafunção interativa, e saliência, da metafunção composicional. Com base nessas categorias, observarmos que a cor verde, nas três histórias, constrói uma representação do sobrenatural/maligno, o que constrói um senso de unidade, além das cores assumirem a função de interagir com o leitor e conduzirem a narrativa.

Biografia do Autor

Estela Carielli de Castro, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco. Doutoranda em Letras - Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Bolsista CAPES. E-mail: estela.castro@ufpe.br

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Publicado

02-05-2024

Como Citar

Castro, E. C. de. (2024). O uso da cor na HQ O despertar de Cthulhu: uma análise multimodal. Revista Investigações, 36(2). https://doi.org/10.51359/2175-294x.2023.259598

Edição

Seção

Artigo - Linguística (seção livre)