Sombras Severas: Das lembranças traumáticas que (re) existem no romance Amada, de Toni Morrison

Authors

  • Glauco Cunha Caze Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Abstract

Este estudo propõe - tendo como suporte o romance Amada, de Toni Morrison - uma reflexão sobre memória traumática e a força do testemunho sobre o sinistro, ora renunciado, ora (re)vivenciado, e suas implicações no trato com o passado/presente das personagens do romance em questão. Colaboram para as bases teóricas desta análise, escritos de Walter Benjamin, Márcio Seligmann-Silva, Primo Levi, Maurice Halbwachs e Joel Candau.

Author Biography

Glauco Cunha Caze, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Graduado em Letras com Especilaização em Língua Portuguesa, Mestrado em Letras e Doutorando em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco.

References

BENJAMIN Walter. Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BERGSON, Henri. Matéria e Memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Tradução: Paulo Neves. 3ªed. São Paulo: Martins Fonte, 2006.

CARDOSO, M. R. O trauma psíquico e o paradoxo das narrativas impossíveis, mas necessárias. São Paulo: Escuta. Recebido em 29 de dezembro de 2007 Aceito para publicação em 14 de maio de 2008.

COUTINHO, Ângela. Estudos da Língua(gem) A especificidade da memória em psicanálise Vitória da Conquista v. 11, n. 1 p. 59-74 junho de 2013 Artigo Recebido em abril de 2013. Aprovado em maio de 2013.

HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Editora revista dos tribunais Ltda., São Paulo, 1990.

CANDAU, Joel. Memória e Identidade. Tradução: Maria Letícia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2011.

LEVI, P. É isto um homem. Rio de Janeiro: Rocco, 1988.

MORRISON, Toni. Amada. Tradução: José Rubens Siqueira. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

SELIGMANN-SILVA, M. A história como trauma. Em Nestrovsky, A. & Seligmann-Silva, M. (orgs.). Catástrofe e representação (p. 73-98). São Paulo: 2002

___________________. (2007). Narrar o trauma: a questão dos testemunhos de catástrofes históricas. Comunicação apresentada no Encontro Nacional Trauma e Memória, Rio de Janeiro/PUC-Rio, Junho de 2007.

Published

2015-11-24

How to Cite

Caze, G. C. (2015). Sombras Severas: Das lembranças traumáticas que (re) existem no romance Amada, de Toni Morrison. Revista Investigações, 28(1). Retrieved from https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1345

Issue

Section

Artigo - Linguística (seção livre)