Osório Alves de Castro e as imagens do sertão na literatura
Abstract
Pretende-se realizar um estudo comparativo das imagens do sertão na literatura brasileira tendo como foco o procedimento ficcional. Seguindo pressupostos teóricos desenvolvidos por Roland Barthes, observaremos a palavra em sua espessura e novidade, carreando sentidos múltiplos tal como a vemos na poesia moderna. A isso se contrapõe a linearidade da escrita clássica em que tudo é cuidadosamente pensado, evitando o acidental sonoro e semântico. Os sentidos aqui são usuais e previsíveis, a densidade uniforme. Tal estudo se faz necessário em virtude da tensão lírica observada nas narrativas de Guimarães Rosa e Osório, diferenciando-os de seus precursores e contemporâneos. PalavrasRiferimenti bibliografici
AMADO, Jorge. 2002. Terras do Sem Fim. Rio de Janeiro: Record.
______. 2008. Tocaia Grande. São Paulo: Companhia das Letras.
BARTHES, Roland. 2000. O Grau Zero da Escrita. São Paulo: Martins Fontes. CASTRO, Osório A.. 1961. Porto Calendário. São Paulo: Editora Símbolo.
______. 1978. Maria fecha a porta prau boi não te pegar. São Paulo: Editora Símbolo.
ROSA, João Guimarães. 1984. Sagarana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
______. 1986. Grande Sertão: veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
REGO, José Lins. 1989. Fogo Morto. Rio de Janeiro: José Olympio.
______. 1999. Pedra Bonita. Rio de Janeiro: José Olympio.
RAMOS, Graciliano. 1996. Vidas Secas. Rio de Janeiro: Record.
______. 2005. São Bernardo. Rio de Janeiro: Record
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2008 Luiz Antonio de Carvalho Valverde

TQuesto lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.