A herança "Regionalista-Tradicionalista-Modernista" no Teatro Popular do Nordeste: fraternais divergências entre Ariano Suassuna e Hermilo Borba Filho.
Abstract
Este ensaio discute o modo pelo qual os ideais Regionalistas de Gilberto Freyre influenciaram os princípios e os propósitos do Teatro Popular do Nordeste (TPN), grupo teatral concebido e liderado pelos escritores Ariano Suassuna e Hermilo Borba Filho. Observa-se ainda, em particular, como cada um desses dois fundadores do TPN iria se identificar mais enfaticamente com aspectos disitintos, e aparentemente conflitantes, desse legado; uma vez que o Regionalismo de Freyre pretendia-se, ao mesmo tempo, "Tradicionalista" e "Modernista".References
BACARELLI, Milton. 1994. O teatro em Pernambuco: tirando a máscara. Recife: FUNDARPE.
BORBA FILHO, Hermilo. 1987. Fisionomia e espírito do mamulengo. Rio de Janeiro: INACEN.
______. 1982. Apresentação do Bumba-meu-boi. Recife: Editora Guararapes.
______. 1966. Espetáculos populares do Nordeste. São Paulo: Buriti. ______. 1964. Diálogo do encenador. Recife: Imprensa Universitária / UFPE.
______. 1981. Manifesto de lançamento do Teatro Popular do Nordeste, escrito por hermilo Borba Filho [e Ariano Suassuna]. In: CIRANO, Marcos. et al. (org). Hermilo Vivo vida e obra de Hermilo Borba Filho. Recife: Comunicarte, p. 83-88.
CANCLINI, Néstor. 2000. Culturas híbridas - estratégias para entrar e sair da modernidade. 2° ed. São Paulo: Edusp.
CARVALHEIRA, Luiz Maurício. 1986. Por um teatro do povo e da terra. Prefácio de Maximiniano Campos. Recife : Fundarpe.
CIRANO, Marcos. et al. (org). 1981. Hermilo Vivo — vida e obra de Hermilo Borba Filho. Recife: Comunicarte.
DIDIER, Maria Thereza. 2000. Emblemas da sagração armorial. Recife: Editora da UFPE.
FREYRE, Gilberto. 1996. Manifesto Regionalista. Fátima Quintas (org.). 7ª edição. Prefácio de Antônio Dimas. Recife: FUNDAJ; Ed. Massangana.
GARCIA, Silvana. 1997. As trombetas de Jericó — teatro das vanguardas históricas. São Paulo: HUCITEC.
PONTES, Joel. 1960. O aprendiz de crítica. Rio de Janeiro: MEC; Instituto Nacional do Livro.
______. 1990. O Teatro moderno em Pernambuco. 2ª edição. Prefácio de Luiz Maurício Carvalheira. Recife, Fundarpe.
QUINTAS, Fátima (org). 1996. Manifesto Regionalista - Gilberto Freyre. Prefácio de Antônio Dimas. 7ª edição. Recife: FUNDAJ; Ed. Massangana.
SUASSUNA, Ariano. 1998. Uma dramaturgia da impureza, da misturada. Entrevista concedida à Revista Vintém — ensaios para um teatro dialético, nº 2. Publicação do grupo teatral Companhia do Latão. São Paulo : Editora HUCITEC.
______. 1962. Teatro, região e tradição. In AMADO, G. et al., Gilberto Freyre - sua ciência, sua filosofia, sua arte: ensaios sobre o autor de 'Casa-Grande & Senzala' e sua influência na moderna cultura do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio. [Texto disponível na Biblioteca Virtual da Fundação Gilberto Freyre].
VIEIRA, Anco Márcio Tenório. 2004. Luiz Marinho - o sábado que não entardece. Prefácio de Antônio Cadengue. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife. Coleção Malungo, volume X.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Luís Augusto da Veigas Reis

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with Revista Investigações agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.