Gênero de discurso artigo de divulgação científica midiática para crianças:estratégias retóricas e estrutura composicional
Abstract
Este estudo trata da relação entre os diferentes fins discursivos de artigos de divulgação científica midiática (DC) e suas distintas organizações retóricas, conforme a Rhetorical Structure Theory. Observou-se que a escolha de certa relação retórica entre macrossegmentos do texto acarreta igualmente a presença de determinada(s) seqüência(s) prototípica(s).Com base em Adam (1999), discutem-se princípios internos(ascendentes) e externos (descendentes) que estão em jogo na organização composicional de artigos de divulgação científica midiática.O conhecimento desses princípios de organização dos artigos DC oferece subsídios para o ensino da produção e da compreensão desse gênero de discurso.References
ADAM, Jean-Michel. 2000. Types de textes ou genres de discourse?Comment classer les textes qui disent de et commet faire? Langages, 141:10-27.
______. 1999. Linguistique textuelle. Des genres de discours aux textes. Paris: Nathan.
______. 1994. Le texte narrative. Paris: Nathan.
______. 1992. Les textes: types et prototypes. Paris: Nathan.
BATEMAN, John A. 2001. Between the leaves of rhetorical strucuture: static and dynamic aspects of discourse organization. Verbum. Nancy: Université de Nancy, (23)1:31-58.
BERNÁRDEZ, E. 1995. Teoría y epistemología del texto. Madrid: Cátedra.
______. 1989. Las macroestructuras textuales como objeto del estudio linguístico. Actas de las I Jornadas e lengua y Literatura Inglesa y Norteamericana. Logroño: Colegio Universitário, p. 107-119.
BONINI, Adair. 2005. A noção de seqüência textual na análise pragmático-textual de Jean-Michel Adam. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (orgs.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola, p. 208-236.
ERBOLATO, M. 2006.Técnicas de codificação em jornalismo: redação captação e edição no jornal diário. São Paulo: Ática.
FELTRIM, V. D.; ALUÍSIO, S. M.; NUNES, M. G. V. 2000. Uma revisão bibliográfica sobre a estruturação de textos científicos em português. São Carlos: NILC-ICMSC-USP.
GIERING, M. E. 2008. A divulgação científica midiática para crianças e os fins discursivos. Revista do Gel, São Paulo, 5(1). (no prelo)
______. 2007a. Configuração prototípica de artigos de divulgação científica e o texto como sistema aberto. Anais do IV Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros Textuais. Tubarão: UNISUL, p. 1-13.
______. 2007b. Organização retórica do artigo de opinião autoral: configuração prototípica. Círculo de Lingüística Aplicada a la Comunicación (Clac). Madrid: Universidade Complutense de Madrid, n.
:3-21.
HASAN, R. 1989. Part B. In: HALLIDAY, M. A. K.; HASAN, R. Language, Context and Text: Aspects of Language in a Social-semiotic Perspective. Oxford: OUP, p. 52-118.
MANN, W. C. 2000. Pretty open questions (POQs) about RST. Disponível em <http://www.sfu.ca/rst/03research/index.html> Acesso em: 30 set. 2008.
______.; THOMPSON, S. A. 1988. Rhetorical Structure Theory: toward a functional theory of text organization. Text 8 (3):243-281.
______.; MATTHIESSEN, C. M. I. M.; THOMPSON, S. A. 1992.
Rhetorical Structure Theory and Text Analysis. In: MANN, W. C.; THOMPSON, S. A. Discourse description: diverse linguistic analyses of a fund-raising text. Amsterdam: John Benjamins, p. 39-77.
MARCUSCHI, L. A. 2008. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. Rio de Janeiro: Parábola.
MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. 2005. A retórica e a ciência. Dos artigos originais à divulgação científica. Multiciência. Revista Interdisciplinar dos Centros e Núcleos da UNICAMP. Disponível em <http://www.multiciencia.unicamp.br/intro_04.htm> Acesso em: 04 out. 2006.
MATTOS, R. M. 2006. Um velho novo lagarto. Ciência Hoje das crianças on-line. Disponível em<http://cienciahoje.uol.com.br/controlPanel/materia/view/62238>
Acesso em 25 fev.2008.
MEWS, C.M.; SZINWELSKI, N. 2008. Por que alguns insetos cantam? Ciência Hoje das crianças on-line. Disponível em <http://cienciahoje.uol.com.br/114996> Acesso em: 18 abril 2008.
MILLER, C. R. 1994. Genre as Social Action. In: FREEDMAN, A.; MEDWAY, P. (orgs.). Genre and the New Rethoric. London: Taylor &
Francis, p. 23-42.
MOTTA-ROTH, D. 2002. A construção social do gênero resenha acadêmica. In: MEURER, J. L.; MOTTA-ROTH, D. (orgs.). Gêneros
textuais e práticas discursivas. Bauru: EDUSC, p. 77-116.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2008 Maria Eduarda Giering

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with Revista Investigações agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.