O lugar da paráfrase no trabalho do analista do discurso
Abstract
Para formalizar uma disciplina de descrição e interpretação de discurso, Pêcheux recorre à paráfrase como aquilo que poderia remontar o “efeito de superfície”, relacionado à produção de sentido, a uma “estrutura profunda”, na qual esse sentido está fundamentado. Assim, um efeito de sentido estaria sempre relacionado a uma série de superfícies que, justapostas, podem nos fornecer pistas sobre a constituição do sentido. Esse artigo apresenta duas análises discursivas, através das quais concluímos que os lugares do analista do discurso e do procedimento de análise de paráfrases vêm aí inscrever, por meio da elaboração de possíveis, uma “desautomatização” da realidade.References
DAVALLON, J. A imagem, uma arte de memória? In: ACHARD, P. [et. al.] Papel da Memória. Campinas, SP: Pontes, 1999. pp. 23-37.
DUFOUR, D.-R. A arte de reduzir as cabeças. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2007.
______. O divino mercado: a revolução cultural liberal. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.
FREUD, S. Psicologia de grupo e análise do eu (1921). Rio de Janeiro: Imago, 1996. (Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, Vol. XVIII, pp. 79-156).
HENRY, P. Os fundamentos teóricos da “Análise automática do discurso” de Michel Pêcheux (1969). In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Ed. UNICAMP, 1993. pp. 13-38.
LACAN, J. O estádio do espelho como formador da função do eu. In: LACAN, J. Escritos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
LEBRUN, J.-P. A perversão comum: viver juntos sem outro. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.
MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. Campinas: Pontes: Editora da UNICAMP, 1989. 198p.
MALDIDIDER, D. Elementos para uma história da análise do discurso na França. In: ORLANDI, E. P. Gestos de leitura: da história no discurso. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1997. pp. 15-28.
MELMAN, C. O homem sem gravidade: gozar a qualquer preço. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.
MUSIL, R. O homem sem qualidades. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.
ORLANDI, E. P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis: Vozes, 1996.
______. Análise do Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 1999.
PÊCHEUX, M. & FUCHS, C. A propósito da análise automática do discurso: atualização e perspectivas. In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993. pp. 163-246.
PÊCHEUX, M. Análise automática do discurso (AAD-69) In: GADET, F.; HAK, T. (orgs.) Por uma análise automática do discurso: uma introdução à obra de Michel Pêcheux. Campinas: Editora da UNICAMP, 1993. pp. 61-161.
______. Semântica e Discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Editora da UNICAMP, 1988.
______. O Discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, SP: Pontes, 2002.
SARTI, M. M. Para além dos objetos: as (de)formas do inconsciente no discurso publicitário e a formação de uma língua-objeto. Tese de doutorado. – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2016 Milena Maria Sarti, Paula Chiaretti

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Authors who publish with Revista Investigações agree to the following terms:
Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) license that allows others to share the work with an acknowledgement of the work's authorship and initial publication in this journal.
Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
You are free to:
Share — copy and redistribute the material in any medium or format for any purpose, even commercially.
Adapt — remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
The licensor cannot revoke these freedoms as long as you follow the license terms.
Under the following terms:
Attribution — You must give appropriate credit , provide a link to the license, and indicate if changes were made . You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
No additional restrictions — You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.