A memória e o tomate em Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos Queirós

Authors

  • Eduardo Veloso Garcia UNESP/Araraquara (doutorando)

Abstract

O trabalho em questão propõe analisar como Bartolomeu Campos de Queirós representa esteticamente dentro de sua obra Vermelho Amargo o processo da memória, usando o tomate como um elemento gerador de diversas metáforas significativas.

Author Biography

Eduardo Veloso Garcia, UNESP/Araraquara (doutorando)

Entre os principais títulos de minha formação, possuo graduação em Letras/Francês (2008) e pós-graduação em Estudos Linguísticos e Literários (2010) pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), mestrado em Estudos Literários (2013) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), habilitação no Curso Normal do Magistério (2005) e Violão na Escola Municipal de Música Maestro Américo de Carvalho (2008). Atualmente, sou doutorando em Estudos Literários pela UNESP/Araraquara.

References

GARCIA-ROZA, L.A. Introdução à Metapsicologia Freudiana. Sobre as afasias (1891) O Projeto de 1895. Rio de Janeiro: Zahar, 2004, vl.1 e 2.

LACAN, J. “Função e Campo da Fala e da Linguagem em Psicanálise”. In: ______. Escritos. São Paulo: Perspectiva, 1978.

QUEIRÓS, Bartolomeu Campos. Vermelho Amargo. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

WAJNBERG, D. “A teoria da memória em Freud”. In: ______. Jardim de arabescos – uma leitura das Mil e Uma Noites. Rio de Janeiro: Imago, 1997, p.97-108.

DERRIDA, J. "Freud e a cena da escritura". In:______. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 1971.

FREUD, Sigmund. Lembranças da infância e lembranças encobridoras (1901). Rio de Janeiro: Imago, 1969.

Published

2016-06-22

How to Cite

Garcia, E. V. (2016). A memória e o tomate em Vermelho Amargo, de Bartolomeu Campos Queirós. Revista Investigações, 29(1), 174–200. Retrieved from https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1563

Issue

Section

Artigo - Linguística (seção livre)