A complexidade da personagem moderna ditada pelas múltiplas vozes narrativas em A ostra e o vento

Authors

  • Lanaiza do Nascimento Silva Araújo Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Abstract

Este artigo tem por finalidade analisar a personagem moderna pelo viés das instâncias narrativas no romance A ostra e o vento (1964), de Moacir Lopes, observando que a protagonista Marcela é construída de forma complexa e indefinida dentro do universo diegético pela utilização de uma pluralidade de vozes narradoras, suscitando múltiplas visões sobre a personagem, o que inviabiliza a demarcação de uma imagem clara e precisa do ser fictício.

Palavras-chave: Moacir Lopes; personagem; narradores; complexidade.

Author Biography

Lanaiza do Nascimento Silva Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciada em Letras- Língua Vernácula e Língua Inglesa- pela Universidade Federal de Campina Grande (2008). Mestre em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Membro do Grupo de Pesquisa Crítica Integrativa: Estudos de Literatura e Sociedade (UFRN). Doutoranda em Literatura Comparada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFRN).

Published

2015-05-12

How to Cite

Araújo, L. do N. S. (2015). A complexidade da personagem moderna ditada pelas múltiplas vozes narrativas em A ostra e o vento. Revista Investigações, 27(1). Retrieved from https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/490

Issue

Section

Artigo - Linguística (seção livre)