Sobre a Revista
Foco e Escopo
Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pernambuco (PPGL/UFPE) e de publicação semestral de fluxo contínuo, a Revista Investigações aceita contribuições em duas áreas de concentração do PPGL: Estudos Literários e Linguística. Atualmente, a Revista Investigações é avaliada no estrato A4 no Qualis/CAPES.
As edições semestrais apresentam seção livre e podem apresentar, também, um dossiê temático. Os volumes são organizados e editados sob a responsabilidade dos Editores (gerente, de seção, assistentes) e compostos por artigos que abordam temas nas subáreas dos Estudos Literários e da Linguística. Os dossiês temáticos também contam com o acompanhamento acadêmico dos organizadores, quase sempre de IES diferentes. As propostas de temas para os dossiês temáticos ficam sob a responsabilidade dos editores de seção e dos membros dos Conselhos Editorial.
Todos os trabalhos a serem submetidos para publicação deverão ser inéditos e passarão pela avaliação por pares (pareceristas internos e externos).
Cada volume será composto por trabalhos científicos (artigos, ensaios, resenhas, retrospectivas, entrevistas, traduções etc.); e poderá contemplar, também, um editorial, apresentação e outras seções regulares que venham a ser criadas.
Política de Acesso Aberto
A Revista Investigações é um periódico de Acesso Aberto. Isso significa que todo o seu conteúdo está disponível gratuitamente e de forma imediata, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou criar links para os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação ou usá-los para qualquer outra finalidade legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor, desde que respeitem a licença Creative Commons aplicada ao conteúdo publicado. Esta declaração está de acordo com a definição de acesso aberto da Budapest Open Access Initiative (BOAI).
Política de Avaliação pelos Pares
Avaliação cega pelos pares (blind review). Cada submissão é enviada para dois avaliadores, no mínimo. Quando necessário, o artigo é enviado a um terceiro avaliador para definição. Ou seja, a aceitação dos artigos está sujeita à aprovação prévia da Equipe Editorial da revista e à avaliação por dois pareceristas externos. A publicação dos artigos é feita sob as seguintes condições: recomendação dos pareceristas, efetivação dos ajustes necessários pelo(s) autor(es) e aprovação final da Equipe Editorial.
Política de Taxas
Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos (APCs - article processing charges). Além disso, não há cobrança de valores para a submissão de artigos, resenhas, traduções, etc. Os trabalhos são admitidos e processados ao longo de todo o ciclo editorial totalmente gratuitamente.
Políticas de Arquivamento
Este periódico usa o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração. Mais informações em http://lockss.org. O periódico também faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil. Os artigos são preservados, ainda, no Portal de Periódicos da Universidade Federal de Pernambuco.
Declaração de Ética e Má Conduta na Publicação
A Revista Investigações segue as Diretrizes do Comitê de Ética em Publicações (COPE).
Responsabilidade dos Editores
Decisões de publicação: O editor é responsável por decidir quais dos artigos submetidos ao periódico serão publicados. O editor avaliará os manuscritos sem considerar a raça, gênero, orientação sexual, crença religiosa, origem étnica, cidadania ou filosofia política dos autores. A decisão será baseada na importância, originalidade e clareza do artigo, e na validade do estudo e sua relevância para o escopo do periódico. Os requisitos legais atuais sobre difamação, violação de direitos autorais e plágio também devem ser considerados.
Confidencialidade: O editor e qualquer equipe editorial não devem divulgar nenhuma informação sobre um manuscrito enviado a ninguém além do autor correspondente, revisores, possíveis revisores, outros consultores editoriais e o editor, conforme apropriado.
Divulgação e conflitos de interesse: Materiais não publicados divulgados em um artigo enviado não serão usados pelo editor ou pelos membros do conselho editorial para seus próprios propósitos de pesquisa sem o consentimento explícito por escrito do autor.
Responsabilidade dos Revisores
Contribuição para decisões editoriais: O processo de revisão por pares auxilia o editor e o conselho editorial na tomada de decisões editoriais e também pode ajudar o autor a melhorar o artigo.
Prontidão: Qualquer revisor selecionado que se sinta desqualificado para revisar a pesquisa relatada em um manuscrito ou saiba que sua revisão rápida será impossível deve notificar o editor e retirar-se do processo de revisão.
Confidencialidade: Quaisquer manuscritos recebidos para revisão devem ser tratados como documentos confidenciais. Eles não devem ser divulgados ou discutidos com outros, exceto quando autorizado pelo editor.
Padrões de objetividade: As revisões devem ser conduzidas objetivamente. Críticas pessoais ao autor são inapropriadas. Os árbitros devem expressar suas opiniões claramente com argumentos de apoio.
Divulgação e conflito de interesses: Informações ou ideias privilegiadas obtidas por meio de revisão por pares devem ser mantidas confidenciais e não usadas para vantagem pessoal. Os revisores não devem considerar manuscritos nos quais tenham conflitos de interesse resultantes de relacionamentos ou conexões competitivas, colaborativas ou outras com quaisquer autores, empresas ou instituições associadas aos artigos.
Responsabilidade dos Autores
Padrões de relatórios: Autores de relatórios de pesquisa originais devem apresentar um relato preciso do trabalho realizado, bem como uma discussão objetiva de sua significância. Dados subjacentes devem ser representados com precisão no artigo. Um artigo deve conter detalhes e referências suficientes para permitir que outros repliquem o trabalho. Declarações fraudulentas ou conscientemente imprecisas constituem comportamento antiético e são inaceitáveis.
Acesso e retenção de dados: Os autores podem ser solicitados a fornecer os dados brutos de seu estudo junto com o artigo para revisão editorial e devem estar preparados para tornar os dados publicamente disponíveis, se possível. Em qualquer caso, os autores devem garantir a acessibilidade desses dados a outros profissionais competentes por pelo menos dez anos após a publicação (de preferência por meio de um repositório de dados institucional ou baseado em assunto ou outro centro de dados), desde que a confidencialidade dos participantes possa ser protegida e os direitos legais relativos aos dados proprietários não impeçam sua divulgação.
Originalidade, plágio e reconhecimento de fontes: Os autores enviarão apenas trabalhos inteiramente originais e citarão ou citarão apropriadamente o trabalho e/ou palavras de outros. Publicações que foram influentes na determinação da natureza do trabalho relatado também devem ser citadas.
Publicação múltipla, redundante ou simultânea: Em geral, artigos que descrevem essencialmente a mesma pesquisa não devem ser publicados em mais de um periódico. Enviar o mesmo artigo para mais de um periódico constitui comportamento de publicação antiético e é inaceitável. Manuscritos que foram publicados como material protegido por direitos autorais em outro lugar não podem ser enviados. Além disso, manuscritos sob revisão pelo periódico não devem ser reenviados para publicações protegidas por direitos autorais.
A autoria deve ser limitada àqueles que fizeram uma contribuição significativa para a concepção, design, execução ou interpretação do estudo relatado. Todos aqueles que fizeram contribuições significativas devem ser listados como coautores. Artigos que se originam de teses e dissertações devem deixar isso explícito para evitar autoplágio. O autor correspondente garante que todos os coautores contribuintes e nenhuma pessoa não envolvida estejam incluídos na lista de autores. O autor correspondente também verificará se todos os coautores aprovaram a versão final do artigo e concordaram com sua submissão para publicação.
Divulgação e conflitos de interesse: Todos os autores devem incluir uma declaração divulgando quaisquer conflitos de interesse financeiros ou outros conflitos substantivos que possam ser interpretados para influenciar os resultados ou a interpretação de seu manuscrito. Todas as fontes de suporte financeiro para o projeto devem ser divulgadas.
Erros fundamentais em trabalhos publicados: Quando um autor descobre um erro significativo ou imprecisão em seu próprio trabalho publicado, é obrigação do autor notificar imediatamente o editor do periódico e cooperar com o editor para retratar ou corrigir o artigo na forma de uma errata.
Referência: Comitê de Ética em Publicações (COPE): Código de Conduta e Diretrizes de Melhores Práticas para Editores de Periódicos. Disponível em: https://publicationethics.org/guidance/Guidelines. Acesso em 05 jul 2024.
A Revista Investigações tem um perfil ativo na rede social Instagram (Perfil no Instagram), a partir do qual são feitas as divulgações sobre as chamadas e os números publicados no periódico.