Representações da memória na literatura e na cultura

Autores/as

  • José Carlos da Costa Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)
  • Lourdes Kaminski Alves Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Resumen

Este texto se propõe a abordar algumas das principais concepções de memória e suas manifestações na literatura e na cultura, entendendo memória como registro do vivido, preservação e resgate de imagens ou reconstrução da experiência humana. O gênero memorialístico insere-se no estatuto de textos referenciais que relatam a trajetória de uma vida, são documentos que “servem”, inicialmente, à história. O que possibilita o seu estudo no conjunto da literatura fi ccional é a força da linguagem de alguns textos e sua capacidade de se imporem como discurso esteticamente elaborado.

Biografía del autor/a

José Carlos da Costa, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutorando em Letras pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é professor do Curso de Letras da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Lourdes Kaminski Alves, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora (2003) em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Pós-Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Letras (Área de Concentração em Estudos de Literatura) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC), é professora Adjunta D do Curso de PósGraduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – campus Cascavel.

Citas

AUERBACH, Erich. 1972. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. Trad. George Sperber. São Paulo: Perspectiva.

BENJAMIM, Walter. 1993. Magia e técnica, arte e política. Obras escolhidas. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense.

BERGSON, Henri. 1990. Matéria e memória: ensaio sobre a relação do corpo com o espírito. Trad. Paulo Neves da Silva. São Paulo: Martins Fontes.

DE-NARDIN, Maria Helena. 2007. Um estudo sobre as formas de atenção na sala de aula e suas relações com a aprendizagem. 122 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia social e institucional) – Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/10087/000594777.pdf?sequence=1>. Acesso em: 12 de março de 2009.

GENETTE, Gérard. 1972. Figures III. Paris: Éditions du Seuil.

HALBWACHS, Maurice. 1990. A Memória Coletiva. Trad. Laurent Léon Shaffter. São Paulo: Vértice.

LEJEUNE, Phillipe. 1983. Le pacte autobiographique. In: Poétique, Seuil, n. 5, novembre.

REIS, Carlos; LOPES, Ana Cristina M. 1988. Dicionário de Teoria da Narrativa. São Paulo: Ática.

SANTO AGOSTINHO. S/d. As confissões. Trad. Frederico Ozanam Pessoa de Barros. Rio de Janeiro: Ediouro (Coleção Universidade de Bolso, v. 31993).

Publicado

2010-01-13

Cómo citar

da Costa, J. C., & Alves, L. K. (2010). Representações da memória na literatura e na cultura. Revista Investigações, 23(1), 187–210. Recuperado a partir de https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/1338

Número

Sección

Artigo - Linguística (seção livre)