Linguagem e responsividade em 'Desenredo'
Résumé
O trabalho analisa o conto Desenredo, de Guimarães Rosa, apresentando uma reflexão sobre a linguagem tendo em vista o processo de representação/criação do mundo e seu caráter axiológico. O objetivo é demonstrar como o conto aponta para questões fundamentais da linguagem humana no que diz respeito ao processo dialógico, revelando a linguagem como possibilidade única de concretização de um sujeito no ato discursivo em que inexoravelmente assume um tom, uma posição e evidencia uma responsividade, uma autoria. Fundamenta-se na perspectiva da análise dialógica do discurso concebida pelo Círculo bakhtiniano apresentando ainda teóricos como Émile Benveniste e outros.Références
BAKHTIN, Mikhail. 2010. O autor e a personagem. In: Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes.
______; Volochinov. 1988. Marxismo e filosofia da linguagem - Problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. São Paulo. Hucitec.
BAJTIN, Mijail. 1997. Hacia uma filosofía del acto ético. De los borradores: y otos escritos. Universidad de Puerto Rico.
BENVENISTE, Émile.1988. Problemas de lingüística geral I. Tradução de Maria da Gloria Novak e Maria Luiza Neri. Campinas, SP: Pontes: Ed. da Unicamp.
BRAIT, Beth. 2011. Análise e teoria do discurso. In: Beth Brait (Org.). Bakhtin: outros conceitos-chave. São Paulo: Contexto.
ROSA, João Guimarães.1969. Tutaméia – Terceiras estórias. Rio de Janeiro: José Olympio.
TEZZA, Cristovão. 2003. Entre a prosa e a poesia: Bakhtin e o Formalismo russo. Rio de Janeiro: Rocco.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Sandra Mara Moraes Lima 2011

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.