Atos de autoria:assinaturas, rasuras, rupturas
Résumé
Este ensaio é um confronto entre algumas teses em torno da noção de autor, tendo como pano de fundo o problema do ato de fala. Para isso, a IX Conferência, de Austin (1976), e o texto Assinatura, acontecimento, contexto, de Derrida (1990), são confrontados, e esse confronto é relacionado com as noções de sujeito implicadas no texto de Barthes (1987) sobre o autor, e no texto sobre o narrador de Benjamin (1983).Références
AUSTIN, J. L. 1976. How to do things with words. 2ª ed. Oxford: Oxford University Press.
BARTHES, Roland. 1987. A morte do autor. In: O rumor da língua. Lisboa: Edições 70, pp. 49-53.
______. 2002. O prazer do texto. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva.
BENJAMIN, Walter. 1983. O narrador. In: Textos escolhidos. São Paulo: Abril Cultural, pp. 197-221.
DERRIDA, Jacques. 1998. Carta a um amigo japonês. In: OTTONI, Paulo (org.). Tradução: a prática da diferença. Campinas: Editora da Unicamp, pp. 19-25.
______. 1990. Signature événement contexte. In: Limited Inc. Paris: Éditions Galilée. pp. 15-51.
PINTO, Joana Plaza. 2004. Algumas lições sobre o corpo. Anais do II Encontro Nacional do GELCO (Grupo de Estudos da Linguagem do Centro-oeste): Integração Lingüística, Étnica e Social, Brasília, v. II, pp. 583-588.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Joana Plaza Pinto 2009

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.