Quand l’abécédaire français contemporain s’émancipe
Résumé
Se ele é um gênero dedicado aos muitos jovens que souberam relacionarmuito rapidamente as possibilidades gráficas e narrativas das letras, daspalavras e das imagens, é na verdade o ABC, ou abecedário, do qual seencontra vestígios desde a Antiguidade. Desde o século XIX, o gênero conheceu suas horas de graça e dedesgraça, de tradição e de inventividade. O que é dele hoje então mesmoo ABC tendo se tornado caduco enquanto o manual de aprendizagemcoletivo e que a literatura infanto-juvenil multiplica as propostas dedescobertas das palavras, das frases, das primeiras narrativas?
Références
Dégé, Guillaume. 2004. ABC DÉGÉ de Guillaume Dégé et Anémone de Blicquy. Paris: Gallimard Jeunesse, Giboulées.
Heidelbach, Nikolaus. 2000. Que font les garçons. Paris: Seuil Jeunesse.
Pakovska, Kveta. 1996. Alphabet. Paris: Le Seuil Jeunesse.
Pittau et Gervais. 2000. ABC. Paris: Seuil Jeunesse.
Russell, Harriet. 2005. A comme rhinoceros. Paris: Panama.
Sfar, Joann. 2003. L’atroce abécédaire. Rosny-sous-Bois: Editions Bréal.
Solotareff, Grégoire. 1995. Album. Photographies choisies par Gabriel Bauret et Grégoire Solotareff. Paris: L’Ecole des loisirs.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Nelly Chabrol Gagne 2007

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.