Recategorização metafórica no gênero notícia satírica
Résumé
Este artigo tem por objetivo investigar como o processo da recategorização metafórica contribui para a construção de sentidos do gênero notícia satírica. Partindo de uma proposta de interface entre a Linguística Textual e a Linguística Cognitiva, previamente delineada por Lima (2009), analisamos o processo de recategorização metafórica, nesse gênero, com base na Teoria dos Modelos Cognitivos Idealizados, mais especificamente, na concepção de modelos cognitivos metafóricos desenvolvida por Lakoff e Johnson (1980) e Lakoff (1987). Selecionamos como corpus de análise três notícias satíricas publicadas pelo portal Sensacionalista, referentes às eleições presidenciais de 2014.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Beatrice Nascimento Monteiro, Silvana Maria Calixto de de Lima 2015

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Revista Investigações concordam com os seguintes termos:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (exemplo: depositar em repositório institucional ou publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Qualquer usuário tem direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.